Como estão as obras nas cidades durante a pandemia?

Desde março, quando cidades de todo o Brasil começaram a adotar medidas para a prevenção contra o coronavírus, boa parte das atividades parou. Ainda assim, durante esse período as administrações públicas seguem fazendo obras em diferentes pontos da cidade, enquanto parte da população ainda precisa manter o distanciamento social.

Em Resende, uma dessas obras foi realizada na madrugada de quinta, dia 21. A Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran) está reforçando a sinalização horizontal de trânsito, como objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade para os condutores e pedestres. A obra foi realizada no bairro Ipiranga, na altura da Avenida Augusto de Carvalho, local que também recebeu novo asfaltamento nas últimas semanas.

Mesmo na pandemia, os reparos e pinturas acontecem durante a madrugada para não atrapalhar o fluxo de trânsito e de garantir mais segurança aos profissionais que atuam. A sinalização estava desgastada e em muitos pontos quase que completamente apagada, podendo causar acidentes e outros transtornos no trânsito. No bairro Ipiranga, por exemplo, foram reforçadas faixas de pedestre, ciclovia, estacionamentos, vagas especiais para idosos e deficientes, além de toda a sinalização horizontal padrão.

O trabalho obedece um cronograma estabelecido pela Sumtran desde abril. Entre as dezenas de bairros percorridos estão Jardim Aliança II, Campos Elíseos em todo o centro comercial, Morada da Montanha, Morada do Contorno, Mirante das Agulhas, Mauá, entre outros.

Outros municípios também as atividades de manutenção da infraestrutura não param. Em Itatiaia, vários bairros também estão passando por obras. Na Vila Maia, acontecem as obras de recuperação asfáltica, que começaram em 6 de maio e continuam sendo realizados. Os trabalhos iniciados na Rua Benedito Ferraz já foram concluídos, e atualmente, as equipes se encontram trabalhando nas Ruas Santo Agostinho e Eufrásia Maria de Brito, cujas obras estão em fase final.

Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, quatro vias do bairro ainda receberão o serviço. São elas as Ruas Sebastião Maia Souto (Rua Projetada), Sérgio Magalhães, Francisco Carvalho (Rua das Casinhas) e Ronaldo Moreira Diniz. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados ainda nesta semana.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Prefeitura, após a conclusão dos serviços na Vila Maia, o bairro Jardim Paineiras será o próximo a receber as melhorias, onde quatro ruas serão contempladas com o asfaltamento.

QUATIS REALIZA OBRAS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Desde o começo deste mês, a Prefeitura de Quatis realiza obras da fundação do solo para a construção do novo reservatório de água para abastecimento da cidade, que será instalado no bairro Bela Vista. A obra, orçada em R$ 1,3 milhão, esta sendo realizada com recursos próprios do município e tem tempo de duração de 180 dias.

O novo reservatório, segundo a prefeitura, vem resolver um problema atual do município que é o de não ter onde armazenar a quantidade de água que é tratada. Atualmente, Quatis possui duas Estações de Tratamento de Água (ETA), mas não tem como armazenar toda a água tratada por elas.

– Os moradores localizados na parte mais alta da cidade sofrem com a falta de água quando há um pico de energia, consumo excessivo ou qualquer outro motivo. Com o novo reservatório teremos mais água tratada armazenada e maior garantia de fornecimento à população – explica o prefeito Bruno de Souza (MDB), ressaltando que com maior capacidade de armazenamento, será possível realizar manutenções periódicas das ETAs sem prejudicar o fornecimento.

Foto: Divulgação/PMI

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.