Testes de vacina contra novo coronavírus apresentam resultados positivos

Uma empresa de biotecnologia anunciou na semana passada o resultado dos testes preliminares do desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Oito dos voluntários que participam dessa primeira fase de testes receberam doses pequenas e médias da vacina e desenvolveram níveis de anticorpos semelhantes ou superiores aos encontrados em pacientes já recuperados da doença.

– A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural – disse Tal Zaks, diretor médico da empresa Moderna, em comunicado.

Com isso, os resultados sugerem que a vacina desencadeia um certo nível de imunidade, mas a empresa anunciou que deve realizar novos testes no próximo mês que podem envolver 600 pessoas.  Segundo os responsáveis pela produção da vacina, ela “tem potencial para prevenir a covid-19”. O estudo clínico vem sendo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu US$ 500 milhões de dólares na busca de um produto eficaz.

A previsão é de que a vacina poderá ser aprovada ou não dependendo dos resultados da terceira fase dos testes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 100 vacinas estão em fase de testes em todo o mundo, e a estimativa do órgão é que o tempo de espera para a produção de uma vacina eficaz pode demorar entre 12 e 18 meses.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.