SES-RJ tem novo secretário após saída de Edmar Santos

Governador (à direita) no momento da reunião com o novo secretário (Foto: Divulgação/Governo do RJ)

Toma posse nesta segunda-feira, dia 18, o novo secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Diretor-geral do Hospital Universitário Gaffréé Guinle (da UFRJ), no Rio de Janeiro, Fernando Ferry, substituirá Edmar Santos, exonerado neste domingo, dia 17, após denúncias envolvendo atrasos nas entregas de hospitais de campanha e na licitação para a compra de respiradores. O governador do estado, Wilson Witzel (PSC) anunciou o nome após uma reunião com Ferry, neste domingo.

O novo secretário é clínico-geral e foi professor associado de Clínica Médica e Aids da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), foi professor de Histologia e Embriologia na Universidade Gama Filho, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e na UFRJ. Além de também ser graduado em Medicina Veterinária e Técnica Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ele é doutor e mestre em Parasitologia Veterinária, também pela UFRRJ.

A exoneração de Santos do cargo acontece 10 dias após a prisão de cinco integrantes da secretaria, acusados pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) de irregularidades na compra emergencial de respiradores, entre eles Gustavo Borges da Silva e de seu antecessor na Subsecretaria de Saúde, Gabriel Neves, no último dia 7, durante uma operação do MPRJ que apontou um esquema de fraude para desviar recursos da compra de equipamentos no combate ao coronavírus, como respiradores, fato que aumentou o desgaste do agora ex-secretário.

Com a mudança, Santos “passa a integrar uma comissão de notáveis para acompanhamento da pandemia”, segundo publicou Witzel, nas redes sociais.

Até o momento, o estado do Rio de Janeiro conta com mais de 22 mil casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), com 2.715 mortos e mais de 18 mil pacientes recuperados.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.