Segundo caso de coronavírus em Resende e o isolamento social que empresários pedem que o prefeito recue

Em  reunião com o prefeito Diogo Balieiro (DEM) nesta sexta-feira, dia 27, representantes do comércio de Resende, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itatiaia e Resende (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia (Sicomércio), foi discutida a atual situação que passa tanto a população quanto o comércio de Resende devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na qual os órgãos de saúde têm recomendado o isolamento social como forma de prevenção da doença que vem fazendo milhares de vítimas em todo o mundo.

Representantes das entidades afirmaram que estão dando apoio às decisões tomadas pelo prefeito e que não tiveram participação na carreata promovida por alguns comerciantes, na manhã desta sexta na cidade, pedindo o fim do isolamento social e a reabertura do comércio.

No final da tarde, as duas entidades do comércio publicaram uma nota conjunta explicando o que foi colocado na reunião. No documento diz, “até o momento não existe registro de casos de infecção pelo Covid-19”, a nota aponta ainda que “existe a possibilidade de que haja pessoas infectadas, em isolamento social, que ainda não apresentaram sintomas da doença” e que por isso, será realizado um novo estudo epidemiológico em Resende para avaliar os riscos da contaminação. Com isso, o prefeito se comprometeu a realizar um novo encontro com os representantes do comércio na próxima terça-feira, dia 31, para analisar a possibilidade de se reabrir de forma gradativa as atividades econômicas de Resende. Outra reivindicação das entidades que está sendo analisada pelo grupo de Balieiro é a prorrogação temporária do pagamento de tributos como ISS e IPTU durante esse período.

– Retificamos nossa preocupação com a saúde de nossos empresários e de nossa população. Sendo assim, solicitamos que mantenham os cuidados com a prevenção e aguardem novas informações – encerra a nota. O fechamento dos estabelecimentos comerciais, assim como outros locais prestadores de serviços, estão fechados por determinação do Decreto Municipal nº 13.106, de 20 de março de 2020, desde o último sábado, dia 21.

CASO CONFIRMADO
Logo depois da nota das entidades do comércio, a Prefeitura de Resende confirmou em nota o segundo caso de coronavírus no município e lembrou em nota divulgada à população que na cidade vizinha já são 25 casos confirmados e uma morte anunciada nesta sexta-feira, se referindo a Volta Redonda. O segundo caso é de uma mulher, esposa do primeiro caso registrado no município. Todos os familiares e amigos que tiveram contato com o casal também estão em quarentena.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.