É Fake News: Cievs Municipal e Estadual não estão fazendo testes em casa

Está circulando nas redes sociais um comunicado no qual os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária (Cievs) estaduais e municipais estariam organizando uma forma de realizar atendimentos a domicílio, enviando uma pessoa para fazer os testes para identificar o novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o site Boatos.org, a informação é típica das muitas fake news que circulam nas redes sociais nos últimos dias: é vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. O que mais chama a atenção é a falta do código DDD dos telefones, o que inviabiliza a informação mesmo se espalhando por vários estados. A página especializada em esclarecer boatos nas redes sociais também pesquisou a origem dos números, e descobriu que as mesmas se tratavam de telefones dos Cievs no estado da Bahia.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Salvador/BA informou que não realiza esse tipo de serviço. A orientação do órgão para quem apresentar sintomas respiratórios leves é ligar para Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), a fim de ser orientado sobre providências mais específicas, através do telefone (71) 3202-1234 ou e-mail coe.sms.ssa@gmail.com. Em caso de febre associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, a secretaria orienta a buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência.

A nota ainda diz que o Cievs da Secretaria Municipal da Saúde não realiza coleta de exame domiciliar para Covid-19, diferente do que vem sendo propagado na internet. Ou seja, tal informação não passa de fake news, pois em nenhum dos estados e municípios brasileiros esse serviço é realizado. Para outras informações sobre o coronavírus no estado do Rio de Janeiro e como proceder, acesse a página sobre o combate a doença.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.