Brasil chega a mais de 130 casos do novo coronavírus

Neste sábado, dia 14, foram anunciados mais casos do novo coronavírus (Covid-19) no território brasileiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos no país chegaram a 121 de registros confirmados (fora outros 46 casos registrados por secretarias de saúde dos estados). Sem falar que depois do caso confirmado de transmissão local no Rio de Janeiro, outros estados também confirmaram neste final de semana transmissões dentro de seus territórios entre pessoas que não estiveram viajando para os países de transmissão sustentada do vírus. Foi o caso dos estados de Pernambuco e da Bahia.

No estado do Rio de Janeiro já estão contabilizados 24 casos do coronavírus segundo a Secretaria de Estado de Saúde (diferente dos 22 monitorados pelo Ministério da Saúde), e também mais um caso de transmissão local da doença, depois de ter registrado o primeiro nesta quinta-feira, dia 12.

Assim como no estado de São Paulo, onde já são 62 casos confirmados, o Rio de Janeiro decretou através do governo estadual (Decreto nº 46970 DE 13/03/2020) o fechamento de escolas da rede pública e privada a partir desta segunda-feira, dia 16, durante um período de 15 dias, além de adiar ou cancelar apresentações de música, teatro, exposições em museus e sessões de cinemas. A população também está sendo orientada a seguir as regras de etiqueta respiratória, principalmente de lavar bem as mãos e de evitar locais fechados e/ou com aglomerações para evitar o contágio. As medidas foram anunciadas pelo governador do estado, Wilson Witzel (PSC), em coletiva à imprensa.

APLICATIVO REALIZA AUTOEXAME DE USUÁRIO
Nesta quinta-feira, dia 12, o Ministério da Saúde fez o lançamento de um aplicativo (foto ao lado) que indica se o usuário apresenta ou não a necessidade de procurar ajuda médica em caso de coronavírus (Covid-19). É o Coronavírus-SUS, que também como objetivo conscientizar a população sobre a doença, com informações sobre os sintomas, prevenção e sobre o que fazer em caso de suspeita e infecção.

Logo que o usuário abre o aplicativo, ele realiza um formulário de autoexame com o título “Como está sua saúde nesse momento?”, onde o mesmo responde aos questionamentos sobre quais sintomas apresenta, e verifica assim uma possível contaminação do vírus. Além disso, a plataforma também mostra o que é fake news sobre o vírus, dá orientações para viajantes e por meio da geolocalização, indica qual a unidade de saúde mais próxima. O aplicativo está disponível para download grátis em celulares Android e Iphone (iOS).

Foto: Reprodução/G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.