Coronavírus: MS determina regras para isolamento e quarentena no Brasil

Nesta quinta-feira, dia 12, o Ministério da Saúde anunciou a regulamentação dos critérios de isolamento e quarentena que deverão ser aplicados pelas autoridades de saúde local para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus no Brasil. As regras entraram em vigor no mesmo dia com a publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU).

A medida, segundo o MS, faz parte das ações para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decorrentes do coronavírus. O objetivo é evitar a dispersão do vírus pelo país.

O documento determina que no isolamento as medidas de precaução visam conter e separar pessoas que forem classificadas como caso suspeito, confirmado, provável, portador sem sintoma e contactante de casos confirmados, sendo que nesses casos o isolamento deverá ser em ambiente domiciliar podendo ser feito em hospitais públicos ou privados, conforme recomendação médica, por um prazo de 14 dias, podendo ser estendido por até igual período dependendo do resultado do exame laboratorial.

Já a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. O procedimento de quarentena será determinado mediante ato administrativo formal estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou ministro de estado da saúde, ou superiores em cada nível de gestão e publicado em diário oficial e amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A medida de quarentena será adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.

NÚMERO DE CASOS MAIOR QUE O REGISTRADO PELO MS
E seguem sendo registrados no estado do Rio de Janeiro 16 casos confirmados do novo coronavírus. O último caso registrado é de uma moradora da capital fluminense de 28 anos, que procurou o serviço de saúde ao sentir febre, cefaleia e mialgia. Os exames testaram positivo para o Covid-19.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a paciente apresenta estado de saúde estável e está em isolamento domiciliar. Em todo o estado, são 228 casos suspeitos, sendo que no Sul Fluminense são oito em Barra Mansa e quatro em Volta Redonda. Tanbém na quinta-feira, a SES-RJ anunciou mais cedo o primeiro caso de transmissão local do vírus no estado, elevando o Plano de Contingência para o Nível 1.

O último boletim do Ministério da Saúde, atualizado na quinta-feira, dia 12, apontava que até o momento foram registrados 77 casos do novo coronavírus no Brasil. Mas esse número pode ter chegado a 151 casos. É que, além dos dados do MS, o levantamento inclui o número de casos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, que registrou 60 casos de pessoas com o vírus.

Além disso, estão também incluídos os dados das secretarias Estadual e Municipal, entre eles o primeiro caso no estado do Rio Grande do Norte, o terceiro caso da Bahia, o segundo caso de Minas Gerais e Espírito Santo, mais quatro casos confirmados em São Paulo, os dois primeiros de Santa Catarina, três em Goiás e um terceiro caso no Distrito Federal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.