Rodovia RJ-163 segue liberada para tráfego após quedas de barreira

Uma nota divulgada pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) nesta segunda-feira, dia 2, informou que técnicos do departamento realizaram no começo desta semana uma vistoria pré-liminar na Rodovia RJ-163 (Estrada-Parque), principal via de acesso a Visconde de Mauá. Ainda de acordo com a nota, a equipe do DER-RJ, em parceria com a prefeitura de Resende, “realizou a remoção das barreiras e sinalizou o trecho adequadamente, que deverá ficar em meia pista nas próximas semanas”. Ainda assim, segundo o departamento, o tráfego para Mauá não está interrompido.

A vistoria foi realizada após o registro de 17 pontos de deslizamento em trechos da Estrada-Parque ocorrido na noite de sábado, dia 29, devido a forte chuva que voltou a cair no final de semana passada. De acordo com a Defesa Civil de Resende, a situação “foi constatada pelo monitoramento na noite de sábado”. O órgão, em parceria entre a Guarda Civil Municipal, a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos e a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural passaram parte da noite trabalhando na retirada da terra, e conseguiram liberar a rodovia para o tráfego na madrugada de domingo, dia 1º.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Resende, no entanto, destacou que na RJ-163, dos 17 pontos de deslizamento identificados, um trecho precisou que ser interditado para o reparo. Já na RJ-161, que liga Bagagem a Rio Preto, um ponto de deslizamento “também foi constatado e corrigido”. Os trabalhos de reparos seguiram nesta segunda, nas estradas que ligam Resende às localidades rurais da Boca do Leão, Morrão e Fumaça.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para Resende é de que o tempo permaneça nublado e com chuva a qualquer hora nesta terça-feira, dia 3. A mínima é de 18 e a máxima de 26 graus, com 90% de chances de chover.

BARRA MANSA E VOLTA REDONDA NÃO ESCAPAM
A forte chuva que vem caindo nos últimos também tem causado transtornos em outros municípios. Além de Resende, outras cidades também sofreram neste sábado com a adversidade do tempo. Em Barra Mansa e Volta Redonda foram registrados alagamentos. Na Cidade do Aço, o rio Paraíba do Sul transbordou em algumas ruas localizadas nas regiões baixas da Avenida Beira Rio, interditando o acesso às pontes Pequetito de Amorim, no Aterrado, e na Murilo César dos Santos, no bairro Niterói. No bairro Vila Brasília, duas residências foram interditadas devido aos deslizamentos de terra e as famílias tiveram que ficar na casa de parentes.

Em Barra Mansa, o rio Barra Mansa transbordou na altura do bairro Nova Esperança e deslizamentos de terra foram registrados nos bairros Vila Coringa, onde quatro imóveis foram interditados, e Retorno, na Avenida Presidente Kennedy. Ambos os municípios registraram aumento no volume de chuva no sábado, sendo 45 mm em uma hora em Barra Mansa, e 62 mm em Volta Redonda em 24 horas.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.