Exame descarta caso suspeito de coronavírus em Resende

A Prefeitura de Resende informou, através de nota, na noite desta sexta-feira, dia 28, que o resultado do teste realizado em uma jovem de 23 anos que deu entrada em uma unidade de saúde particular na última quinta-feira, dia 27, deu negativo para o coronavírus. Na ocasião, ela passou a ser um dos casos suspeitos da doença no Brasil e do estado do Rio, e o primeiro na região. O exame foi realizado no Laboratório Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro.

Segundo informações da prefeitura, a paciente “encontra-se com saúde estável e foi mantida em isolamento domiciliar”, e “as medidas de controle e monitoramento do caso, assim como de familiares e outras pessoas que tiveram contato com a paciente, foram mantidas conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde”. Ainda de acordo com a nota, a rede de assistência municipal à Saúde “encontra-se preparada para detecção de prováveis casos suspeitos e seguirá os protocolos técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde”.

Além disso, foi também criada no município uma sala de situação para o acompanhamento de casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus, que conta com representantes das unidades de saúde de Resende (hospitalar, atenção básica e atenção especializada); com a equipe de vigilância em saúde; secretaria de administração da saúde; farmácia e laboratório. A Prefeitura informou ainda que “vai intensificar a vigilância de casos suspeitos, as capacitações, planejamento de consumo de insumos (EPI’s) e estruturação da rede de apoio. Da mesma forma, mantém o acompanhamento de uma agenda ativa de monitoramento do avanço de novos casos e evolução da doença no cenário mundial”.

A Prefeitura finaliza a nota citando regras de etiqueta respiratória, ressaltando “que é multo importante continuar tendo os cuidados básicos de prevenção ao contágio, como lavar as mãos com água e sabão ou usar antisséptico à base de álcool, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado e não compartilhar objetos de uso pessoal”.

Confira a nota na íntegra clicando aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.