Alimentação mais saudável na rede pública de ensino

Foi realizada nesta semana, na Creche Municipal Valdir Roberto Conceição, no bairro Village, em Porto Real, a promoção da alimentação saudável, onde as crianças puderam degustar diferentes frutas e sabores, e conhecer a textura desses alimentos. A oportunidade foi permitida através do programa Semana da Saúde na Escola, que preconiza a verificação e manutenção da saúde dos estudantes da rede pública de ensino. O Programa Saúde na Escola (PSE) deve ser aplicado em todas as escolas do município ao longo do ano.

Foi realizada entre os dias 11 e 15 de março, na Creche Municipal Valdir Roberto Conceição, no bairro Village, a promoção de alimentação saudável, onde as crianças puderam degustar diferentes frutas e sabores, e conhecer a textura desses alimentos. O Programa Saúde na Escola (PSE) deve ser aplicado em todas as escolas do município ao longo do ano.

Segundo últimos dados do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação e Cultura (SIMEC), o PSE realizou várias ações, entre elas, avaliação antropométrica; avaliação auditiva; avaliação nutricional; prevenção sobre o uso de álcool e outras drogas; e promoção da saúde ambiental com o Teatro da Dengue. Dos 1.841 alunos que foram submetidos aos testes de pesagem e altura, 519 apresentaram algum tipo de irregularidade. Desses, 104 apresentaram baixo peso; 251 mostraram estar com sobrepeso; e 164 com obesidade; sendo constatado que 28,2% do total dos alunos possuíam deficiências nutricionais. Foram avaliados alunos na faixa etária de 4 a 19 anos.

As nove escolas e o colégio estadual do município que abrangem 3.356 alunos, segundo dados de fevereiro deste ano, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, fornecem diariamente aos alunos, duas refeições por turno. O cardápio rotativo consiste em carne diariamente; arroz, quatro vezes por semana; feijão, frutas, verduras e legumes, três vezes por semana e macarrão, uma vez por semana. Como bebida os alunos ingerem suco ou água e a sobremesa é diária. Duas nutricionistas da prefeitura se revezam para fazer o acompanhamento nutricional dos estudantes. Na creche municipal são servidas cinco refeições por dia; café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.

— Pretendemos manter a alimentação desses alunos da forma mais balanceada possível, pois, um dos critérios básicos para o bom desempenho das crianças e adolescentes nos estudos, é estar com a nutrição completa e rica”, explica a chefe do setor de nutrição escolar, Flávia Fonseca.

Fonte: Assessoria de comunicação (PMPR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.