Municípios da região realizam Dia D contra o sarampo

Neste sábado, dia 1º, acontece em todo o estado do Rio de Janeiro o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. Em alguns municípios da Região das Agulhas Negras, os postos de saúde estarão abertos para vacinar crianças a partir dos seis meses até adultos com 59 anos que não tenham tomado todas as doses da vacina (o governo estadual decidiu ampliar a faixa etária da campanha, para a contenção do avanço da doença). Em Resende, todos os postos de saúde estarão abertos de 8 às 17h.

Já em Quatis, cinco unidades médicas da rede municipal de saúde – a Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); os postos do Programa Saúde da Família nos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança, no Centro – vão funcionar neste sábado, de 8 às 16h. Para ser vacinado contra o sarampo, basta ir ao posto de saúde mais próximo neste Dia D, com a caderneta de vacinação e o cartão do SUS em mãos.

A campanha em andamento para intensificar a vacinação contra o sarampo no estado teve início no dia 13 de janeiro, e vai se estender até o próximo dia 13 de março, período no qual as autoridades estaduais de saúde esperam imunizar pelo menos três milhões de pessoas, com idade de seis meses a 49 anos. A preocupação se deve à possibilidade do enfrentamento de um surto da doença no território fluminense, principalmente em razão da proximidade com o estado de São Paulo, que registrou mais de 14 mil casos no ano passado. Já no estado do Rio de Janeiro, em 2019, foram confirmadas 373 ocorrências de sarampo contra apenas 20 casos em 2018.

O sarampo é uma doença infecciosa e a transmissão do vírus acontece quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra perto de outras pessoas, sendo a vacina a única forma de prevenção. Os sintomas principais são febre acompanhada de tosse, irritação dos olhos, e nariz escorrendo ou entupido. No período de três a cinco dias após o surgimento dos sintomas iniciais, os pacientes podem apresentar manchas vermelhas no rosto, atrás das orelhas e em outras partes do corpo. A vacina contra o sarampo não é indicada para as gestantes, crianças menores de seis meses, pessoas imunocomprometidas e aquelas que estão com suspeita de sarampo.

MUTIRÃO DOS PREVENTIVOS
Além do Dia D, alguns postos de saúde de Resende promoverão no mesmo dia a primeira edição do Mutirão de Exames Preventivos de 2020. Ao todo, 13 unidades estarão abertas das 8 às 16h para atender prioritariamente mulheres entre 25 e 64 anos, e que estejam com o cartão do SUS. Para o mutirão deste sábado estarão abertos os seguintes pontos de atendimento: PSF Engenheiro Passos; PSF São Caetano; Posto do Estado; PSF Novo Surubi; PSF Cabral; Posto Manejo; PSF Cidade Alegria (Caixa d’água); Clínica da Família; PSF Morada da Barra; PSF Jardim Alegria; PSF Pedra Selada; PSF Nova Alegria; e PSF Surubi velho.

Os procedimentos ofertados neste sábado envolvem uma série de exames, que são considerados fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer no colo do útero. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma inclui o papanicolau, teste físico das mamas e orientações do autoexame. O resultado do exame preventivo tem previsão para ficar pronto entre 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.

Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMR) e Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.