Prazo para biometria em Porto Real e Quatis é prorrogado até o dia 6

Em Quatis, levantamento aponta que 65% da população fez a biometria (Foto: Divulgação)

Foi prorrogado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para a próxima sexta-feira, dia 6, o prazo para a coleta de dados biométricos dos eleitores cadastrados em Quatis e Porto Real, que inicialmente terminaria no domingo passado, dia 1º. O local do cadastro é o mesmo, ou seja, o cartório de Porto Real, que funciona no edifício do Fórum de Justiça do município, ao lado da sede da prefeitura, das 11 às 19 horas.

Os dois municípios estão em uma lista de cidades fluminenses onde o cadastro da biometria para os eleitores é obrigatório, sendo os únicos da Região das Agulhas Negras. Todos os eleitores dessas localidades, incluindo os cidadãos com mais de 70 anos e os eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos, para os quais o voto é facultativo, deverão se dirigir ao cartório eleitoral para a coleta das digitais.

Segundo o TRE-RJ, quem não realizar o cadastramento dos dados biométricos terão os títulos cancelados e não poderão votar nas próximas eleições, além de estarem sujeitos à suspensão do pagamento de benefícios sociais, inclusive, aposentadorias e pensões.

O cadastramento deverá ser agendado previamente pela página do TRE-RJ na internet, ou por meio do Centro de Atendimento Telefônico (CAT), pelo número (21) 3436-9000. Os eleitores deverão comparecer ao cartório no dia marcado para a realização da coleta com a carteira de identidade, o título eleitoral e o comprovante atualizado de residência. Na página, o eleitor também poderá conferir se precisará ou não realizar a biometria, já que os cidadãos que emitiram o documento de identidade pelo Detran e votaram em 2018 já se encontram com seus dados cadastrados.

Em Quatis, a prefeitura tem mantido em funcionamento o agendamento do cadastro biométrico no caso dos eleitores com dificuldades de acesso à internet. O atendimento para esse serviço pode ser feito até sexta-feira, de 13 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que funciona no primeiro andar do Centro Administrativo. Segundo dados da prefeitura, até o final de outubro, cerca de 65% dos eleitores cadastrados no município já tinham feito a coleta da biometria.

PRAZO VAI ATÉ DIA 19 EM CINCO CIDADES
Além de Quatis e Porto Real, o prazo do cadastramento biométrico foi prorrogado para o dia 6 nos municípios fluminenses de Arraial do Cabo, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Iguaba Grande, Mendes, Quissamã, Santa Maria Madalena e São José do Vale do Rio Preto; e para o próximo dia 19 em Porciúncula, Miracema, Laje do Muriaé, Rio Claro e Silva Jardim. Nestes últimos municípios, segundo o TRE-RJ, a prorrogação do prazo inicial ocorreu em razão da grande procura de eleitores pelos canais de agendamento, ao longo das últimas semanas, o que congestionou tanto a página do tribunal da internet, quando a Central de Atendimento Telefônico.

Foto de capa:Divulgação/Ascom-TRE/RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.