Resende sediará VI Reunião do Fórum Estadual dos Serviços de Acolhimento Familiar

Na próxima segunda-feira, dia 25, Resende será sede da VI Reunião Itinerante do Fórum Estadual dos Serviços de Acolhimento Familiar do Rio de Janeiro. O evento que acontece no Colégio Estadual Olavo Bilac, no bairro Campos Elíseos, entre 9h e 16h, terá como tema o “Financiamento Público e Acolhimento Emergencial”.

As atividades do encontro começam às 9h, com um café da manhã. O evento será aberto às 10h, com a apresentação dos representantes dos municípios e a leitura da ata da reunião anterior. A programação inclui a palestra relacionada ao assunto “Acolhimento Emergencial”, ministrada pelo promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Resende, Afonso Henrique Reis Lemos Pereira, prevista para começar às 10h40. Depois, haverá palestra sobre “Financiamento Público”, com a superintendente Administrativo-Financeira da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Resende, Rita de Cássia dos Santos Costa. Por volta de 11h30, será realizado debate, previsto para ser encerrado ao meio-dia.

Às 13h, após o intervalo, a reunião é retomada com apresentação do Serviço de Acolhimento Familiar de Resende, além de depoimento a partir do Programa Família Acolhedora. O programa é desenvolvido em parceira entre a Prefeitura de Resende, o Poder Judiciário e a sociedade civil. O acolhimento familiar é voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade, que tenham tido direitos violados ou se encontrem em vulnerabilidade social, cujas famílias não conseguiram cumprir, temporariamente, a função de cuidado e proteção. De 14h às 16h, terá outro debate para abordar conhecimentos sobre a temática, além da troca de experiências entre os profissionais.

O evento é apoiado pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e será no salão do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado na Avenida Presidente Vargas, no bairro Campos Elíseos.

PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA
Resende conta com o Programa Família Acolhedora, instituído pela Lei Municipal 2.943/2012, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As famílias ou pessoas interessadas deverão entrar em contato com o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, na sede do programa, que fica na Rua Pandiá Calógeras, nº 157, no bairro Jardim Jalisco. O funcionamento é entre segunda e sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone é (24) 3381-6174.

Fotos: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.