Placa de bronze de obelisco da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda é furtada

Mais um patrimônio histórico de Resende foi vítima de uma ação criminosa. Uma placa de bronze que ficava no obelisco em frente à sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), no Centro, foi furtada. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, em nota divulgada nesta sábado, dia 2, nas redes sociais, o objeto de valor histórico sumiu na madrugada de quinta-feira (dia 31) para sexta-feira (dia 1º).

Ainda de acordo com o comunicado oficial, a placa e o obelisco foram inaugurados no longínquo ano de 1927, em comemoração a obicentenário da introdução do café no Brasil, destacando a importância de Resende como grande centro cafeeiro do país. A prefeitura informou que “todos os esforços estão sendo tomados para a recuperação da importante placa”.

Quem tiver qualquer informação sobre a placa pode entrar em contato com a Polícia, pelo telefone 190.

Confira na íntegra o comunicado:

COMUNICADO
Resende, 02 de novembro de 2019

A Prefeitura de Resende, com imenso pesar, informa que a placa de bronze que ficava no Obelisco, em frente a sede da Casa de Cultura Macedo Miranda, foi roubada na madrugada de quinta para sexta-feira. A placa, bem como o Obelisco, foram inaugurados em 1927, em comemoração ao bicentenário da introdução do cafeeiro no Brasil e marcam a importância de Resende como grande centro irradiador do café no Brasil. Um documento importantíssimo para a memória e história do café no Vale do Paraíba.

A Prefeitura informa ainda que todos os esforços estão sendo tomados para a recuperação da importante placa.

“A Sociedade Fluminense de Agricultura e Industrias Ruraes, Mandou erigir este obelisco em comemoração ao 2° Centenário da Introdução do Cafeeiro, no Município de Rezende de onde se irradiaram as colossais plantações que fazem hoje a Grande de Nossa Pátria. 1727-1927” (dizeres da placa).

Foto: Marcio Fabian/Arquivo PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.