Barra Mansa registra caso suspeito de sarampo

Uma mulher de 45 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra Mansa no final da manhã deste domingo, dia 13. Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura do município, ela procurou atendimento na unidade apresentando sintomas de sarampo. Ela passou por exames, e o resultado deverá sair em até 15 dias. A paciente foi transferida para a Santa Casa, onde ficará internada aguardando o resultado dos exames, e todas as pessoas que tiveram contato com ela e não receberam a vacina foram imunizadas.

Em todo o Sul Fluminense, ainda não há caso confirmado da doença, que já tem registros em municípios como Paraty, na Costa Verde; em São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada, e na capital fluminense. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em 4 de outubro, o estado do Rio de Janeiro registrou 28 casos de sarampo. Em todo o país, a doença ocasionou seis mortes, quatro delas em crianças com menos de um ano e outras duas em adultos, com 31 e 42 anos. Cinco dessas mortes foram registradas em São Paulo e a outra em Pernambuco.

Barra Mansa, assim como outros municípios da região, aderiram à campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, é voltada a crianças a partir do seis meses e menores de cinco anos de idade nessa primeira etapa.

A vacina oferecida desde o último dia 7 é a triviral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta é vacinar todas as crianças nessa faixa etária até o dia 25 deste mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Barra Mansa. A campanha, no entanto, é seletiva e indiscriminada, ou seja, quem está em dia com a vacina não precisa tomar a dose.

A segunda etapa da vacinação está prevista para acontecer entre os dias 18 e 30 de novembro, para o público entre 20 a 29 anos.

O sarampo é uma doença grave provocada por um vírus, que pode levar a morte, especialmente crianças menores de um ano. É transmitida quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas principais são febre acompanhada de tosse, coriza (nariz escorrendo), olhos vermelhos, mal-estar intenso e manchas vermelhas pelo corpo (exantemas). A única forma de evitar o contágio é a vacinação.

Foto: Reprodução/Google Maps

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.