Explosão em fábrica preocupa autoridades e moradores de Resende

Fumaça pode ser vista de bairros próximos a fábrica

Uma explosão foi registrada em um reator dentro da fábrica da Archroma (antiga IQR e Clariant), no bairro Manejo, no final da tarde desta terça-feira, dia 17. Imagens publicadas nas redes sociais mostram uma densa fumaça saindo do interior da fábrica e se espalhando por bairros próximos. Além da fumaça, os moradores relatam que ouviram um barulho e foi sentido um forte cheiro de gás no ar.

Em nota a imprensa, a empresa confirmou que no período da tarde, ocorreu um incidente em sua unidade de Resende, e que as equipes locais de emergência (Bombeiros, Defesa Civil e Agência Municipal de Meio Ambiente de Resende – Amar) tomaram providências imediatas e não houve feridos. Mesmo com a dispersão de fumaça para o entorno da unidade, não há “risco para comunidade ou meio ambiente”, de acordo com a Archroma.

Segundo a assessoria de imprensa da fábrica, o acidente aconteceu após a realização de uma mistura envolvendo o vazamento de um produto químico conhecido por Direfix HPI, usado na indústria têxtil. Houve uma reação descontrolada dos agentes químicos que provocou a liberação de gases. Ainda não se sabe se o acidente foi provocado por falha humana ou de equipamento.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Agência Municipal de Meio Ambiente de Resende (Amar) estiveram no local dando todo o suporte para a empresa, e o vazamento foi controlado. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, parte da fumaça se dissipou e a empresa garante que o produto não é tóxico. Nenhum funcionário se feriu no acidente.

O presidente da Amar, Wilson Moura, em entrevista a uma emissora de TV regional, lamentou a “falta de atenção e aviso por parte da empresa, e que ficou sabendo do problema pelas redes sociais e queixas da população”, mas confirmou que o problema foi controlado pelos Bombeiros.

O Hospital de Emergência disponibilizou alguns setores da unidade especialmente para o atendimento das pessoas que apresentarem os sintomas decorrentes da emissão dos gases e necessitarem de atendimento médico. Até o momento, a TV informou que apenas duas pessoas deram entrada no Hospital da Unimed. As aulas na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) foram suspensas na noite desta terça-feira.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.