Financiamento público e participação social são temas de Conferência Municipal em Resende

AEDB volta a receber extraordinária de conferência depois de dois anos

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, a 11ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social de Resende acontecerá nesta sexta-feira e no sábado, dias 13 e 14, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Campo de Aviação.

A conferência extraordinária é promovida pela Prefeitura de Resende, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e Conselho Municipal de Assistência Social (CMASR).

O principal objetivo do evento é avaliar a qualidade dos serviços, programas e projetos desenvolvidos no setor, visando reformular as diretrizes e propor novas políticas na área. O Sistema Único de Assistência Social (Suas) será objeto de estudo das reuniões.

O evento começa na sexta, dia 13, às 18h, com credenciamento, e às 19h acontece a abertura com a presença de autoridades. Em seguida, às 19h30, será feita uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

No sábado, dia 14, às 8h, acontece o credenciamento, juntamente com um café de boas-vindas. Às 9h, acontece uma palestra que abordará assuntos relacionados ao tema principal e às 10h, serão escolhidos os grupos de trabalho divididos em três eixos: “A Assistência Social como Direito do Povo”; “Financiamento Público”; e “Participação Social”.

Após o intervalo para o almoço, às 13h30, será o momento do debate, além de deliberação das propostas. Às 15h, haverá apresentação dos grupos, plenária final e eleição dos delegados para a Conferência Estadual, prevista para novembro. O encerramento está previsto para às 17h.

SUAS EM DESTAQUE
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, a conferência, com participação da sociedade civil e governo, tem a finalidade de avaliar a política na área e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Suas.

O evento também contará com a eleição de oito delegados e seus respectivos suplentes para a XII Conferência Estadual de Assistência Social. Podem se inscrever para o encontro na AEDB delegados credenciados, com direito a voz e voto; membros governamentais; representantes da sociedade civil; e convidados credenciados com direito a voz.

A indicação dos delegados e suplentes – sendo metade da sociedade civil e a outra de prestadores de serviços de Assistência Social do Setor Público – deverá ser entregue até o dia 13 de setembro, às 9h, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social, na Rua do Rosário, 45, no bairro Lavapés, ou em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, e até o dia 14 de setembro, às 9h, durante a conferência municipal.

CONFERÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS DE DOIS EM DOIS ANOS
O diretor da Casa dos Conselhos Municipais de Resende, o assistente social Gilberton Ailton de Oliveira, ainda lembrou que a conferência acontece ordinariamente de quatro em quatro anos, sendo a extraordinária a cada dois anos. Ele enfatizou que o encontro é primordial para promover melhorias na área.

– O intuito é analisar o Suas, visando garantir que a assistência social realmente seja dever do Estado e direito do povo, conforme estabelecido na Constituição Federal. A avaliação ocorre em todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal). O Suas é novo e, por isso, há necessidade de avaliar sua política para aprimoramento das ações. Já a palestra será ministrada pela superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, psicóloga, professora e mestre em serviço social, Soraya Cavalcanti – finalizou.

Fotos: Jenny Faulstich/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.