Barragem da Cimento Tupi encerra suas atividades na região

Nesta quarta-feira, dia 7, foi anunciado o encerramento em definitivo das atividades da barragem da Cimento Tupi S/A, em reunião na Escola Bartholomeu Anacleto, na Vila dos Remédios, em Floriano, distrito de Barra Mansa. O local escolhido para a reunião, que fica próximo ao local da barragem (em Quatis) é um dos apontados por especialistas como área de risco caso ocorra o rompimento da barragem de rejeitos. O anúncio acontece quase seis meses após a primeira reunião, realizada ainda sob o impacto do acidente ocorrido em Brumadinho/MG um mês antes.

A reunião (na foto ao lado) contou com a presença dos moradores de Floriano e da Vila dos Remédios, e de autoridades responsáveis, entre elas o gerente Industrial e coordenador do Plano de Ação de Emergência para Barragens da Cimento Tupi S/A, Gil Augusto de Carvalho; e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

No evento, foi anunciado a realização do tamponamento da barragem, trazendo maior segurança aos moradores das localidades vizinhas. Segundo o secretário Beleza, a procedimento é parte do trabalho já iniciado pela empresa há cinco anos, quando foi explicado em fevereiro que a barragem não recebia rejeitos desde esse período e era classificada junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral como de baixo risco, quando ainda havia um temor da população. Ainda assim, ele esclarece que o encerramento da barragem exigirá a realização de outros serviços, como a compactação do solo e a drenagem de líquidos.

O presidente da Associação de Moradores do distrito de Floriano, Anderson Ferreira, agradeceu os responsáveis pelo trabalho de tamponamento da barragem. A vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Vila dos Remédios, Maria Luiza Rodrigues, também se mostrou entusiasmada com a realização do trabalho. “O medo de acidentes era tão grande que chegamos a cogitar a possibilidade de vender nossas casas. Mas agora o cenário é outro, estamos contentes com o trabalho que está sendo feito e agradeço a todos pelo esclarecimento e preocupação com o nosso povo”, disse.

– Admiro a atitude tomada pela Cimento Tupi e pela prefeitura de Barra Mansa, que reduz a zero a possibilidade de acidente no local – avaliou o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Vinicius Azevedo, que considerou a decisão da empresa extremamente importante para os moradores.

A desativação da barragem, de 19 metros de altura, está prevista para acontecer ainda este ano, no próximo mês. Nela estão armazenados resíduos de exploração de quartzo, minério não tóxico, utilizado na fabricação de vidros.

Fotos: Chico de Assis/PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.