Projeto Descarte Solidário de Lixo está de volta a Resende

No próximo dia 2, Resende receberá pelo segundo ano consecutivo o projeto Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. Realizado pelo Rotary Club, com apoio da Prefeitura, a ação tem como objetivo promover o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos sem uso, e ao mesmo tempo ajudando a entidades sociais.

No dia do evento, poderão ser depositados em caçambas instaladas em frente ao Parque das Águas, das 9 às 15 horas, durante o evento Domingo no Parque, qualquer tipo de resíduo eletroeletrônico, como computadores, ventiladores, aparelhos de controle remoto, impressoras, celulares, mouses, teclados, televisores e DVDs e outros aparelhos. Após a realização do dia D, todo o material arrecadado, segundo o Rotary Club, será vendido para uma empresa especializada e o lucro será revertido para instituições sociais.

O descarte dos materiais poderá ser feito de forma simples e rápida, sem a necessidade de identificação do proprietário ou preenchimento de cadastro. Basta apenas que o morador vá até o local e coloque o material na caçamba. Para facilitar o acesso das pessoas que estiverem com aparelhos mais pesados ou com um volume maior de resíduos para descarte, uma das pistas da Avenida Beira Rio vai ficar aberta para o tráfego de veículos.

O evento, que aconteceu pela primeira vez em Resende em agosto do ano passado, recolheu cerca de dez toneladas de resíduos. Além disso, o cunho econômico também é valorizado, uma vez que tirar esses resíduos da natureza gera, de acordo com o Rotary Club, uma economia de aproximadamente 250 mil reais. A renda destinada para a Casa da Amizade e a Frente Nacional de Combate ao Câncer (antigo GAPC).

DESCARTE NOS BAIRROS
Visando ampliar a ação, e atender também os moradores que não poderão estar presentes no dia da ação, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Resende (Amar) começa na semana que vem uma ação de conscientização dos moradores da região de Visconde de Mauá, Itapuca, Paraíso, Cidade Alegria e do Lavapés para que eles façam o levantamento desse material em suas casas. O recolhimento dos resíduos será feito nas próprias comunidades pela Amar nos dias 29 e 30 deste mês. Confira o cronograma de descarte nos bairros:

Paraíso – 29 de maio
Local: Caçamba no Posto de Saúde (PSF Paraíso) em frente a Praça do Fogueirão

Lavapés – 30 de maio
Local: Caçamba na Praça Clemente Ferreira, na lateral da Nova Santa Casa

Itapuca – 29 e 30 de maio
Local: Caçamba no Posto de Saúde (PSF Itapuca) ao do CRAS Itapuca

Cidade Alegria – 29 e 30 de maio
Local: Caçambas na Unidade Básica de Saúde (UBS Cidade Alegria), ao lado da DPO

Visconde de Mauá – 29 e 30 de maio
Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada – PEPS na Vila de Mauá. Horário: 10h às 16h

Foto: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.