No mês do índio, alunos do Colégio de Aplicação recebem visita especial

O Dia do Índio é celebrado na próxima sexta-feira, dia 19, mas no dia 3 deste mês, índios da tribo Fulni-ô, que moram no estado de Pernambuco, estiveram visitando os alunos do Colégio de Aplicação de Resende. A visita fez parte do projeto Abril Indígena, desenvolvido pela tribo, com o objetivo de celebrar o mês do índio (cuja data é 19 de abril) e dar visibilidade às populações indígenas, além de promover um maior conhecimento sobre sua cultura. A programação da visita incluiu uma palestra sobre a tribo Fulni-ô e apresentação de contos, lendas, danças e cânticos.

Os índios, usando seus adornos e pinturas no rosto e no corpo, encantaram os alunos apresentando danças e músicas de sua tribo. Na apresentação, eles mostraram instrumentos musicais, entre eles diferentes tipos de apito. Também fizeram demonstração de como manusear o arco e flecha.

Após a apresentação no auditório da AEDB, foi montada uma feira, no saguão de entrada, para exposição e venda de objetos artesanais confeccionados pelos indígenas, como diversos tipos de adorno: brincos, colares, pulseiras e tornozeleiras; instrumentos musicais como apitos e chocalhos, além de arcos e flechas e bonitos e vistosos cocares.

SOBRE A TRIBO
A tribo Fulni-ô vive no município de Águas Belas, em Pernambuco, numa aldeia de 11.500 hectares. Sua população é de aproximadamente 6 mil indígenas. Os Fulni-ô são a única tribo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua, o Yathê, graças, principalmente, a seu mais importante ritual sagrado, o Ouricuri, realizado anualmente, durante os meses de setembro a novembro. Durante o ritual, eles se isolam numa segunda aldeia, em local proibido para qualquer pessoa que não seja índio fulni-ô, onde só se comunicam em sua língua materna. A realização anual do Ouricuri contribui para fortalecer e preservaras as origens e a cultura da tribo.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação (AEDB)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.