Chuva causa transtornos em Resende e região

Mercado no Nove de Abril, em Barra Mansa, também sofreu com alagamentos

Neste domingo, dia 17, uma forte chuva atingiu a região Sul Fluminense e a Região das Agulhas Negras, provocando transtornos em vários municípios, desde alagamentos e deslizamentos de terra a queda de energia elétrica, especialmente em Barra Mansa e Volta Redonda.

Em Volta Redonda, segundo a prefeitura local, 15 casas ficaram alagadas na região do bairro Caieiras e mais cinco sofreram deslizamentos no Santa Inês, deixando 20 famílias desalojadas. Os moradores foram levados para uma igreja de um dos bairros. Segundo a Defesa Civil, foram registrados no município 41 mm de chuva em oito horas. Na manhã desta segunda-feira, dia 18, agentes da prefeitura percorrem os bairros para contabilizar os estragos e auxiliar a população.

Outros bairros de Volta Redonda também sofreram com a chuva. No bairro Água Limpa, um buraco foi formado e um carro caiu no local, enquanto que no bairro São Sebastião houve deslizamento de terra no acesso ao Bairro São Luiz, interrompendo o trânsito no local. Uma tubulação de também se rompeu embaixo do viaduto do bairro Aero Clube, devido a uma queda de energia nas bombas de abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o que ainda poderá comprometer a distribuição de água dos bairros Água Limpa, Morro do Caviana, Santo Agostinho, Nova Primavera e Parque do Contorno.

Em Barra Mansa, ruas ficaram alagadas, com carros embaixo d’água. Três casas desabaram na Região Leste, mas ninguém ficou ferido. Além disso, a Defesa Civil local informou que houve queda de barreira na mesma região do desabamento, na BR-393. Ao todo, choveu 70 mm no município, volume esperado para três dias. O trânsito foi controlado e a limpeza da pista foi feita. Algumas barreiras também caíram no bairro Mangueira, mas a limpeza já foi realizada.

O rio Barra Mansa, que passa nos bairros Santa Clara e Boa Sorte, passando pelo Nova Esperança e São Luís, transbordou e deixou os bairros alagados após subir quatro metros durante a madrugada de segunda. Segundo informações da Defesa Civil, uma cabeça d’água na área rural de Rio Claro foi a causa da subida do nível do rio.

Já em três municípios da Região das Agulhas Negras, os principais transtornos provocados pelo forte temporal ficaram por conta da falta de energia elétrica em Resende, Itatiaia e Porto Real. O município que mais teve prejuízos com o apagão foi Itatiaia, onde a energia foi estabelecida apenas oito horas mais tarde, por volta das 8h40.

Já em Resende e Porto Real, a falta de luz durou aproximadamente uma hora, o que não afastou as críticas nas redes sociais contra os serviços prestados pela concessionária Enel, responsável pelo fornecimento da energia elétrica nos três municípios. A empresa, em nota, informou ainda neste domingo que a interrupção foi provocada por uma falha na subestação de Retiro Saudoso, localizada no bairro Vicentina, em Resende.

NÍVEL DOS RIOS ACIMA DO NORMAL
Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva em Itatiaia chegou a 20 mm, e em Resende choveu 27 mm. Em Porto Real choveu 12 mm na noite de domingo. Diferentemente de Barra Mansa e Volta Redonda, não houve registro de outras ocorrências.

Ainda assim, a Defesa Civil de Resende está em alerta com a situação do rio Paraíba do Sul e também do rio Sesmaria, que estão com nível acima do normal. Já a Represa do Funil, em Itatiaia, está com 83,19% da capacidade, mas os técnicos responsáveis informaram que ainda não há risco de transbordamento.

PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão para esta semana ainda é de novos temporais com grandes volumes de chuva para o Sul Fluminense e a Região das Agulhas Negras. Em Resende, as temperaturas seguem altas, com máximas de 29 e 30 graus, entre a segunda e a quarta-feira, dia 20, e as mínimas ficam entre 20 e 21 graus.

Fotos: Divulgação/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.