Região reforça vacinação contra febre amarela a 10 dias do carnaval

Nesta semana, com as altas temperaturas e a forte chuva das últimas semanas, municípios da região intensificam a vacinação contra a febre amarela. Em Volta Redonda, todas as unidades da Atenção Básica começaram nesta segunda-feira, dia 18, e até sexta-feira, dia 22, disponibilizarão a vacina, das 8 às 17h. A Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pede ao cidadão que procure a unidade de saúde de sua referência e leve o cartão de vacina.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Milene Paula de Souza, alerta que a vacina contra a febre amarela é de dose única, só precisa ser aplicada uma vez. “Deverão procurar as unidades de saúde quem ainda não foi imunizado”, disse. Já o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, explicou que o objetivo da intensificação da vacinação contra a febre amarela é captar as pessoas que ainda não foram vacinadas. “Quanto mais a população é imunizada, menor a circulação do vírus no município”, falou.

Em Barra Mansa, também por medida de precaução, a Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância da vacina. O intuito, segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, “é evitar o terceiro ciclo da doença em função da sazonalidade do mosquito”. Ela ressalta que após os surtos de 2017 e 2018, e a prevenção realizada na ocasião, as pessoas deixaram de procurar as Unidades de Saúde, o que pode acarretar um novo surto da febre amarela.

A coordenadora lembrou que hoje o Brasil inteiro é área de recomendação da vacina com o objetivo de prevenção. “Estamos próximo do Carnaval, data em que as pessoas se deslocam para locais de matas, cachoeiras e florestas. Especificamente para esse público fica o alerta para que procurem as Unidades Básicas de Saúde, bem como os PSFs e Policlínicas, para se imunizarem com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem”, disse a coordenadora, ressaltando que em 2018, Barra Mansa vacinou mais de 127 mil pessoas contra a febre amarela, o que contribui para que nenhum caso da doença fosse registrado no município.

QUATIS PERTO DE ATINGIR META
Quatis também reiniciou nesta segunda sua campanha. Segundo a Secretaria de Saúde, o município atingiu 86% do público-alvo pra vacinação, e pretende ainda este ano, bater a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, o que motivou a pasta a promover uma nova chamada da população para que compareça imediatamente à unidade de saúde mais próxima.

Em Quatis, a vacina contra a febre amarela está sendo aplicada a partir das 9 horas, nas seguintes unidades de saúde: Clínica da Família (segunda-feira), Casa da Criança (terça-feira), posto de saúde do Mirandópolis (quarta-feira), posto de saúde do Jardim Independência (quinta-feira) e posto de saúde do Jardim Pollastri (sexta-feira). Com relação aos moradores ainda não imunizados nos distritos de São Joaquim e Falcão, ambos na zona rural, eles devem se dirigir aos respectivos postos médicos para agendar a vacinação, em data a ser anunciada amplamente pela Secretaria Municipal de Saúde, nestas próprias unidades.

CONTRAINDICAÇÕES
A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, crianças menores de nove meses, pessoas com 60 anos ou mais sem indicação médica, pessoas com histórico de reações anafiláticas a ovo de galinha e seus derivados, pessoas com imunodeficiência congênita, secundária ou por tratamento, pessoas com história de doenças do timo e doença febril aguda não devem tomar a vacina.

A vacina contra a febre amarela também pode causar eventos adversos como reações locais – dor no local da aplicação, febre, mialgia, cefaléia – e sistêmicas, variando de moderada a grave – encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico. Pessoas que por algum motivo não podem tomar a dose da vacina, devem adotar outras medidas de prevenção, como o uso repelente e de roupas cobrindo a maior parte do corpo.

MACACOS INFECTADOS
Vale lembrar que macacos infectados com a febre amarela não transmitem a doença. Eles também são vítimas do mosquito e servem de alerta para identificar a presença do vírus em determinado local.

Fontes: Secom/VR, Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ) e Coordenadoria de Comunicação Social (PMBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.