“Democracia e Saúde” será tema da I Pré Conferência Municipal da Saúde

Nesta terça-feira, dia 12, a partir das 15h, acontece a I Pré-Conferência Municipal de Saúde, evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Resende (CMSR), no auditório da Casa dos Conselhos. Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Sérgio Alves Vieira, o objetivo principal do evento “é promover debates com a participação da população, para viabilizar estudos de novas propostas para melhorias nas políticas públicas da área”.

Este é o primeiro de três evento que antecedem a X Conferência Municipal de Saúde de Resende (Comsaude), que tem como tema “Democracia e Saúde – Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O secretário de Saúde incentiva a participação de membros das comunidades nos encontros para discutir a temática.

— Estamos nos preparando para elaborar propostas de melhorias no SUS (Sistema Único de Saúde) e no município. Por isso, precisamos avaliar a situação da cidade através de debates, para propor novas diretrizes no setor. As medidas servem para revisar e definir prioridades, estratégias, metas, planejamentos e ações para o próximo Plano Plurianual. O atual plano está vigorando desde 2018, e é válido até 2021. Também são realizadas conferências de saúde nos âmbitos estadual e nacional, com a finalidade de revisar o sistema de saúde – salientou Vieira.

Formado por 32 membros, além de organizar esses eventos, o Conselho Municipal fiscaliza o cumprimento da legislação vigente, entre outras atribuições. A equipe também tem o papel de estimular a participação comunitária no controle social.

As demais edições já possuem data marcada para acontecer. A II Pré-Conferência será no dia 26 de fevereiro, na Primeira Igreja Batista (Avenida Nova Resende, nº 369, no bairro Campos Elíseos) e a III edição será no dia 12 de março (salão da Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Avenida das Amendoeiras, Cidade Alegria), sempre a partir das 18h30.

Já a X Conferência Municipal está marcada para o dia 23 de março, de 8 às 18h, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no Campo da Aviação. Para a X Comsaude, os interessados deverão se inscrever entre os dias 1º e 15 de março, no período de 13 às 17h, na sede do Conselho de Saúde, na Avenida Marcílio Dias, 800, anexo ao segundo piso, no Jardim Jalisco (no pátio do Hospital de Emergência).

A pré-conferência é aberta ao público, e a Casa dos Conselhos fica na Rua do Rosário, nº 45, no bairro Lavapés.

Foto: Gleisiane Carvalho

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.