Retratos da Semana

O FASCISMO NOSSO DE CADA DIA
Oi, pessoal! “Que cara de pau. Desaparece e agora volta dizendo apenas, um Oi”. Certamente é o que dirão os leitores mais apressados. Pessoal, eu estava de férias. Ana e Loliza, certamente imaginaram isso. Mas estamos aqui com este formato estreado na última coluna. Perceberam que ainda estou tateando uma forma de melhor me ajeitar nesse meio de digital? Embora esteja sempre afeito a novidades, tenho lá minhas nódoas de conservadorismo. Mas não o conservadorismo retrógrado. Não o conservadorismo próprio do fascismo. Tenho saudades dos tempos da coluna impressa. Mas voltemos ao fascismo. A semana termina com mais uma saraivada de ações autoritárias e ditatoriais do desgoverno Bolsonaro, e tudo entremeado de gestos burlescos, ridículos e inaceitáveis pelo bom senso. A Lei de Acesso a Informação, que Dilma assinou para garantir transparência dos atos governamentais, foi atropelada. O general presidente interino, o Mourão, também deu uma canetada amenizando a vista do Banco Central para transações que envolvam amigos da Casa Grande, quer dizer, do governo federal. Que lindo, né? E as fortes evidências do envolvimento do filho número um com a milícia, assassinato de Marielle Franco, corrupção da boa e etc, etc? E o fracasso da excursão imperial a Davos, com séquito de ministros e outros quetais, para o pulha falar 8 minutos, não dar entrevistas e voltar com o rabo entre as pernas? A nossa bandeira ficou vermelha, sim. Mas de vergonha. E tudo pago pelo dinheirinho público. Sem falar o reconhecimento de um deputado entreguista de oposição como presidente da Venezuela e outras tantas trapalhadas. A semana culmina com o auto-exílio do deputado Jean Willys. Agora temos um exilado e um preso político. E segue o barco fascista com menos de um mês, entregando a Petrobrás (obra iniciada pelo vampiro Temer, é verdade) e outros bens próprios do povo, enquanto ficamos ainda, abismados com inúmeras manifestações de retrocesso social e mental. O fascismo é assim, não aceita inclusão, não aceita novidades, não aceita o convívio com os diferentes. Mas os fascistas são sempre derrotados pela modernidade, já disse um pensador e, relembrando versos do saudoso Belchior na voz da estupenda e não menos saudosa, Elis Regina, essa gente ama o passado e não vê que o novo sempre vem. Paciência!

SIRIZADA DO CRUSTÁCEOS
Embora não faça mais parte da cúpula diretora do ‘Crustáceos da Manguaça’, sou agora mais um folião do bloco, devo informar aos ansiosos apreciadores da sirizada, tradicionalmente oferecida uma semana antes do desfile, que ela está confirmada para o dia 16. Como consta do grupo do bloco no zap. Quem mais me pergunta e parece aguardar com uma expectativa juvenil pelo evento é o meu amigo ‘Carioca’, um recordista na degustação de siris na festa do bloco. Em uma das edições, ele devorou mais de uma dúzia do bicho. O Crustáceos está aí.

FUTEBOL?
Fetebol… bem, desse esporte não falo mais. Perdão, falo só mais uma linha: o Resende empatou com o Flamengo e seu elenco milionário. Dá-lhe Resende!!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.