Resende e Itatiaia incluídas em inventário das regiões turísticas prioritárias

As cidades de Resende e Itatiaia da região das Agulhas Negras, junto a outros 21 municípios do estado do Rio de Janeiro fazem parte do Inventário da Oferta Turística (IOT) lançado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. O material que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foi coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi lançado no último dia 20, no Palácio Guanabara. Na prática, a inclusão dos municípios pode representar investimentos e ações de marketing direcionadas para o turismo. A  pesquisa de campo mapeou atrativos turísticos naturais, culturais, históricos, religiosos, infraestrutura, equipamentos e serviços do segmento.

— É uma ferramenta fundamental para a execução de ações desenvolvidas pela administração pública, bem como base para orientar projetos e investimentos na área feitos pela iniciativa privada. O inventário colabora ainda para a gestão e para estratégias promocionais dos municípios, afirmou o secretário de Turismo, Nilo Felix que, lembrou ainda: “O conhecimento da oferta turística propicia a criação de roteiros temáticos e auxilia os novos investidores. Nos 23 municípios pesquisados foram registrados 5.285 equipamentos e serviços turísticos, 1.122 atrativos naturais e 2.020 culturais, além de 181 eventos programados no calendário dessas localidades. O Inventário será uma fonte de consulta para diagnosticar melhorias necessárias e apontar as potencialidades a serem trabalhadas.”

Resende e Itatiaia contam, segundo o IOT com 71 atrativos naturais e 54 atrativos culturais, além de 27 eventos programados. O inventário também aponta áreas que merecem mais investimentos, como o Rio Paraíba do Sul. “A importância do Rio Paraíba para o estado do Rio de Janeiro pode também levar à criação de atividades culturais de educação patrimonial e ambiental, que podem, por sua vez, aumentar a atratividade dessas áreas”, diz trecho do documento. A fala do secretário estadual lembra uma tentativa de criar um atrativo doméstico, em 2008, no governo do então prefeito Silvio de Carvalho, quando por alguns dias uma chalana fez passeios de Resende até a cidade de Itatiaia (foto).

Confira todos os municípios incluídos no inventário: Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras.

Conheça o IOT da região das Agulhas Negras, clicando aqui.

Foto da capa: Otacílio Rodrigues

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.