Pai e filho antecipam jogo beneficente para o início de dezembro

No próximo dia 9 de dezembro, será realizado um dos mais tradicionais eventos beneficentes entre futebolistas profissionais, ex-profissionais e amadores de Resende: o jogo entre os amigos do aposentado Vanderlei Alves, o Deleco Pai, contra os amigos do industriário Leonardo Alves, o Deleco Filho (foto à direita).

A tradição do amistoso de final de ano começou em julho de 2007, quando foi idealizado durante um jogo amistoso entre os amigos dos dois organizadores no Arena Gol, no dia do aniversário do Deleco Filho e de um amigo, o operador de rádio Marcelo Lampadinha.

– Tive a ideia na época de fazer porque eu e meu pai víamos sempre pela televisão e achávamos muito bom ver as pessoas mais necessitadas serem ajudadas através das doações de alimentos – conta Deleco Filho.

Ele relembra que no primeiro ano, a realização foi mais difícil, uma vez que os organizadores contavam apenas com os recursos deles, dos familiares e dos amigos para o evento. Mas nos anos seguintes, atletas e ex-atletas profissionais e amadores começaram a abraçar a causa: em 2009, o ex-atleta Nenzão (ex-Botafogo) marcou presença; em 2010, foi a vez do jogador Jorge Henrique (ex-Corinthians, atualmente no Figueirense) e em 2011, veio o ex-atleta Marcio Costa (ex-Corinthians).

Segundo Deleco, que faz um balanço das edições anteriores, a presença dos futebolistas foi importante para o crescimento da participação do público e das doações de alimentos e leite, inicialmente feitas a famílias carentes, indicadas pela ONG Associação Voluntária Amigos da Solidariedade (Avas), entidade mantida por Ângela Campos, e posteriormente a entidades como Pestalozzi e Asilo Nicolino Gulhot.

– As pessoas gostam muito quando um jogador ou ex-jogador comparece, ainda mais sendo do time do coração. Tanto que cada um dos jogadores doam um litro de leite e o público que assiste doa um quilo de alimento não perecível – acrescenta.

Este ano, o evento voltará a arrecadar alimentos não perecíveis e leite em prol da Pestalozzi. Questionado sobre a mudança da data do evento, que nos primeiros anos acontecia entre os dias 28 e 31 de dezembro, em sua décima edição passou a ser realizada antes do natal, Deleco citou a facilidade em reunir os amigos. “Fica mais fácil para todo mundo, para reunir os amigos que costumam entrar de férias nesta época”.

A partida amistosa e beneficente entre os amigos de Deleco Pai e Deleco Filho acontecerá dia 9 de dezembro, a partir das 9 horas, no campo do Paraíso FC, em Resende. A entrada é um quilo de alimento não perecível para o público e de um litro de leite para os atletas e ex-atletas.

HOMENAGENS
Além das doações e das presenças de ex-jogadores e jogadores ilustres, o evento dos Delecos também faz homenagens a nomes do futebol profissional e amador de Resende. Entre os homenageados estão Paulo Escobar, o Paulinho Chevette (morto em 2015) e Canecão, os dois condecorados em 2014. Além disso, dois nomes que morreram este ano serão homenageados: Odair e Natal (foto ao lado), estes dois últimos participantes do amistoso beneficente durante 10 anos.

E no ano de 2016, os participantes homenagearam a Chapecoense (foto-destaque), após o acidente que vitimou mais de 70 pessoas, com apenas seis sobreviventes, entre eles o jornalista Rafael Henzel, que cursou Jornalismo no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e trabalhou em uma emissora de TV regional antes de se mudar para Chapecó/SC, onde atualmente trabalha em uma rádio.

 Fotos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.