Defesa Civil realizará Plano de Contingência no Surubi

Integrantes da Aman participarão de simulado nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 12, a população do bairro Surubi, em Resende, participará da simulação do Plano de Contingência de Resende. A atividade – elaborado pela Prefeitura, através da Diretoria de Defesa Civil – visa orientar a população sobre como proceder em casos de emergência, além de informar quais os setores deverão ser acionados e a função de cada um. A ação terá início às 15h30, e acontecerá na Rua Rodolfo Anechino, em frente ao campo de futebol do Surubi.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira Alves, além do órgão, outros da Prefeitura também participarão do simulado. Entre elas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, encarregada de abordar as famílias que moram em áreas de risco para convencê-las a deixar as residências; as Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, que deverão disponibilizar escolas e quadras para receber possíveis desabrigados; e a Secretaria de Saúde, a quem caberá fazer o atendimento de possíveis feridos, além de desenvolver ações rápidas de vacinação.

Outros órgãos também participam do simulado: a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além das ONGs Cruz Vermelha, Missões Urbanas do Brasil (MUB) e Anjos da Montanha.

A ação, segundo o diretor, deverá ter cerca de duas horas de duração e o foco do simulado será o deslizamento de terra, em que as equipes trabalharão na evacuação da área, triagem e avaliação das vítimas, além do transporte dos desalojados para as áreas de abrigo.

Atanagildo lembra que o sucesso do exercício depende da colaboração da população. “Esta atividade é fundamental para que possamos agir da forma correta, caso ocorra um desastre natural no município. Por isso, convidamos os moradores a participarem da simulação conosco, acompanhando todo o processo. Aqueles que não forem ao local também podem contribuir de casa, no momento em que as equipes fizerem as abordagens nas residências”, orienta.

Segundo estimativa da Defesa Civil, a atividade deverá ter a participação de cerca de 300 pessoas.

A simulação de procedimentos previstos no Plano de Contingência é realizada anualmente, por determinação do Ministério Público. A prática serve para testar e avaliar a capacidade de reação do município, e de todos os órgãos envolvidos, diante de situações extremas, como deslizamentos de terra e desabamento de casas. A repetição anual é imposta com o objetivo de detectar possíveis falhas no procedimento padrão adotado nessas circunstâncias e aprimorar constantemente o planejamento.

Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.