População participativa e autoridades ausentes em audiência

Ex-secretário de Obras Ruy Saldanha também esteve presente ao evento

A primeira das cinco audiências sobre os trabalhos prestados pela concessionária de transporte urbano São Miguel (que completa 20 anos de concessão no início da próxima década), previstas para acontecer até o próximo ano no Plenário da Câmara de Resende, foi realizada nesta quarta-feira, dia 24, com a presença expressiva da população e com algumas ausências entre as autoridades convidadas para o encontro, solicitado pelo vereador Caio Sampaio (Rede), para debater os problemas e as sugestões dos usuários do transporte público em Resende.

Das autoridades convidadas para o evento, poucos compareceram. Entre eles, o representante da São Miguel, Rodrigo Camargos; e o presidente da Federação das Associações de Moradores e Amigos de Resende (Famar), Júlio Gomes, e dos vereadores Reginaldo de Engenheiro Passos (PSB) e Odair Ozório (PSD), que além de relembrar os tempos em que trabalhava na empresa como cobrador, criticou a ausência do prefeito Diogo Balieiro (DEM) e de seu representante da área de transporte.

– Hoje eu estou aqui pra representar o transporte urbano, a minha origem é ali. Quando a São Miguel veio pra cá, eu trabalhava na Tupi (uma das antigas empresas prestadoras do serviço em Resende), Paraíso e Manejo, que estavam com o atendimento muito aquém, e aí chegou a São Miguel e a qualidade melhorou. Com o passar do tempo, isso foi se desgastando (…) Hoje eu repudio não ter nenhum representante do executivo aqui, que outrora em campanha caminhamos juntos, que prometeu renovação, diminuir a passagem, que iria melhorar a frota e que iria cobrar. Cadê o prefeito, representante do prefeito? Cadê ele que é o maior interessado? Não vamos usar só politica nos seis meses pra poder pedir o votinho, abraçar o pobre, tomar café com ele… E depois? – alfinetou o vereador.

Por outro lado, a população – formada por representantes e ex-representantes de entidades, secretarias e associações de moradores, além dos próprios usuários – lotou o plenário para fazer críticas ou dar sugestões sobre diversos assuntos referentes aos serviços prestados. Entre os participantes, além dos moradores, ex-representantes de secretariado municipal e de associações de moradores estiveram no evento, como o ex-secretário de Obras Ruy Saldanha, do governo de Silvio de Carvalho; e Sérgio Carvalho, ex-presidente da Associação de Moradores da Fazenda da Barra III (Amabarra).

Segundo Caio Sampaio, como a audiência terá mais quatro encontros, ela ficou voltada basicamente para que o representante da concessionária ouvisse os moradores presentes. Ele aproveita para fazer um balanço sobre esse primeiro encontro.

– Achei que mesmo num dia com chuva, sem a presença do prefeito ou de qualquer membro da prefeitura (que deveriam estar interessados no tema), a audiência estava cheia, foi da forma que eu esperava e foi muito proveitosa. Pudemos ouvir os representantes das instituições e a população, que falaram livremente. Várias demandas surgiram e abrimos bem essa série de cinco audiências para ver o que a cidade quer para 2020 quando chegar o fim do contrato atual de transporte público. É assim que construímos um município, um Estado e uma nação – destacou.

Ele prevê que nos próximos dois encontros os representantes da empresa seguirão ouvindo a população que estará participando, e somente nos dois últimos a empresa se pronunciará, tendo a oportunidade de responder às questões e mostrar o que deverá ser feito. As cinco audiências terão como objetivo mostrar o posicionamento da população usuária do transporte público em relação à concessão da São Miguel, se a favor ou contra a renovação do contrato pela Prefeitura de Resende.

Na primeira audiência, foi feito um relatório ao final do encontro, procedimento que se repetirá nas audiências seguintes, e ao final será entregue um dossiê técnico assinado pelos vereadores ao prefeito sobre o que a população pensa do transporte coletivo.

A próxima audiência está marcada para o dia 5 de dezembro, a partir das 19 horas, também no Plenário da Câmara.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.