Aniversário de Resende tem desfile e manifestação das mulheres

Neste sábado, dia 29, dia do aniversário de Resende, acontece um desfile cívico, com a participação de 52 instituições do município, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a partir das 9 horas.

O desfile terá início na altura da Rua Augusto Xavier de Lima (via de entrada do Fórum e da Prefeitura), será encerrado após o Parque das Águas, e contará com uma estrutura reforçada para garantir a segurança e o conforto dos participantes. Para isso, a Prefeitura de Resende informou que serão instalados ao longo da Avenida, pontos de distribuição de água potável e banheiros químicos.

Além disso, uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde também ficará de prontidão no local e o público contará ainda com uma arquibancada, instalada em frente ao Parque das Águas, onde também está posicionado o palanque oficial.

De acordo com a organização do evento, 30 unidades escolares, entre creches e escolas das Redes Municipais e Estaduais de Ensino participarão do desfile, que contará também com a presença de corporações musicais que se apresentarão no decorrer da parada, como a Banda da Aman e as fanfarras das escolas Júlio Verne, Noel de Carvalho e Getúlio Vargas, além do Sesi/Senai e Corporação Musical de Engenheiro Passos.

A estimativa da organização é de que haverá a participação de mais de quatro mil pessoas, entre militares, escoteiros, integrantes de grupos do programa Melhor Idade, guardas municipais, representantes de academias e corporações musicais, além de estudantes das escolas públicas do município, sendo mais de 2,5 mil de escolas municipais, entre outras instituições.

TRÂNSITO
Para garantir a segurança no local, a Avenida Rita Ferreira da Rocha ficará fechada para o tráfego de veículos, a partir das 7h da manhã, no trecho compreendido entre as ruas Pandiá Calógeras (Rua do Colégio Anglo Brasileiro) e Custódio José de Melo (via localizada após o Parque das Águas). A interdição também atingirá as vias transversais Pandiá Calógeras, Mário Periquito, Augusto Xavier de Lima, Sarquis José Sarquis e Alan Kardec, que só poderão ser acessadas pelos moradores. A liberação será feita pela Guarda Municipal que manterá uma equipe de plantão no local.

MISSA E MANIFESTAÇÃO DAS MULHERES
A data também contará com a realização de uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade. A celebração está marcada para às 8h, no Parque das Águas, e será realizada pelo padre Márcio Mendes, com a participação das paróquias Santa Cecília, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, São José, Sagrada Família, além da Capelania Militar e do Instituto São José Salesiano.

Também durante o mesmo horário, acontece a manifestação das mulheres “Por Um Brasil Sem Fascismo e Sem Horror”, evento que será realizado pela União Brasileira de Mulheres (UBM) em todo o Brasil. Em Resende, segundo a organização local da UBM, o grupo participante fará uma manifestação pacífica. “Nós sentaremos silenciosamente na grama do parque das águas com nossas bandeiras em respeito aos munícipes que estarão desfilando e assistindo ao desfile. Faremos nosso ato de resistência pela paz, por um Brasil sem fascismo e sem horror de forma extremamente pacífica, refletindo juntas como irmãs que somos sobre os rumos do nosso país”, informou a presidente da UBM Resende, Claudia Luisa de Oliveira.

A manifestação é a segunda realizada pela entidade que luta pelos direitos das mulheres, que no último dia 21 realizaram uma marcha nos bairros Campos Elíseos e Centro.

E na Exapicor, que acontece desde a semana passada no Parque de Exposições, tem show com o cantor Thiago Brava, durante a noite, e no período da tarde, e a apresentação dos professores e alunos da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, e convidados.

A apresentação da escola, marcada para às 15h, será realizada no Palco Resende, com a participação de cerca de 20 alunos, três professores e o mesmo número de convidados.

Fotos: Carina Rocha/PMR e Divulgação/UBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.