Lula é destaque em intervenção no MAM do Rio

Começou neste sábado, dia 22, a intervenção “É tudo verdade”, dos artistas plásticos Cesar Oiticica Filho e Carlos Cirenza. O trabalho mostra em duas grandes velas de barco os rostos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da vereadora morta em março deste ano, Marielle Franco, em cada uma, ocupando as colunas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ).

Além deles, a mostra de intervenção – que conta com um conjunto de dez velas em lona, com os rostos de figuras emblemáticas para o país pintadas com tinta acrílica em tons de vermelho – têm imortalizados os rostos de Dragão do Mar, Zumbi, Anastácia, Lampião, Olga, Antônio Conselheiro, Jacaré e José Oiticica.

O ponto de partida do trabalho é o documentário “É Tudo Verdade”, de Orson Welles, que tentou incluir em seu documentário o segmento “Jangadeiros – Four Men on a Raft”, recriando a viagem de um grupo de quatro jangadeiros que partiu em setembro de 1941 do litoral cearense rumo ao Rio de Janeiro para denunciar explorações trabalhistas e reivindicar benefícios aos pescadores, liderados por Jacaré.

A viagem de jangada durou 61 dias em alto-mar e, ao chegar ao Rio, o grupo foi recebido pelo presidente Getúlio Vargas, que atendeu às reivindicações. Mas a ideia de Welles acabou não sendo concretizada. O líder dos jangadeiros acabou morrendo nas águas da Baía de Guanabara, durante a refilmagem da chegada dos jangadeiros para o filme.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.