Companhia de teatro volta à região com espetáculo sobre alimentação saudável

A companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas BuZum! está de volta a região, e traz para estudantes de escolas públicas “Sabor de Vitória”, seu novo espetáculo sobre a alimentação saudável. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!

Depois de passar pelas escolas públicas em Itatiaia nos dias 6 e 10 deste mês, o espetáculo – que conta com bonecos retratando cenas reais – chegou nesta quinta-feira, dia 13, e seguirá em cartaz até esta sexta-feira, dia 14, em Porto Real. Na próxima semana, os bonecos estarão em Resende nos dias 19 e 20 (quarta e quinta-feira).

O BuZum! apresentará uma história sobre o assunto de forma cômica e criativa, segundo o diretor do BuZum! e da Pia Fraus, Beto Andreetta. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça “Sabor de Vitória” abordará. As apresentações são voltadas para crianças e adolescentes, e o espetáculo tem duração de 20 minutos.

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona.

Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

OBESIDADE INFANTIL CHEGA A 60% NO PAÍS
“Sabor de Vitória”, chega nas escolas em uma época que a obesidade infantil virou assunto entre as instituições de ensino. Nos últimos 10 anos, a obesidade cresceu 60% no Brasil. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

Por esse motivo, a alimentação saudável vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. E no Brasil, muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso. É o que mostra a pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado. Os dados apontam que 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; e 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional.

Confira a agenda do espetáculo “Sabor de Vitória”:

Porto Real
Dias: 13/9 e 14/9 (quinta-feira e sexta-feira)
Local: Escola Municipal José Ferreira da Silva
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 167, São José
Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 – 14h50

Cidade: Resende
Dia 19/9 (quarta-feira)
Local: E. M. Governador Roberto Silveira
Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima, s/ nº, Bairro Paraíso, próximo ao horto municipal
Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 – 14h50

Dia 20/9 (quinta-feira)
Local: E. M. Maria Dulce Freire Chaves
Endereço: Praça Manoel Luiz Carvalho, nº 65, Novo Surubi (CIEP)
Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 – 14h50

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Fotos: Milene Milan/Divulgação

Fonte: Assessoria de imprensa BuZum!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.