Resende convida população a participar do Grito dos Excluídos

Cartaz de divulgação do evento em Resende

Na próxima sexta-feira, dia 7, Resende também participa da edição deste ano do Grito dos Excluídos Pela Justiça e Pela Paz, evento que acontecerá durante o Desfile Cívico no município.

Em material enviado para divulgação nas paróquias de Resende, o pároco da Comunidade Sagrada Família (Grande Alegria), Padre Rafael Ferreira, um dos organizadores do evento em Resende, diz a população que “é necessário motivar as comunidades para que estejam presentes e participem em peso e com fervor deste momento de mobilização em favor da justiça que gera paz e que tanto é desejada”. Ele ainda aproveita para convidar a população a participar do evento.

O Grito dos Excluídos é definido por seus organizadores como “uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos”. O dia 7 de setembro foi escolhido para sua realização por ser o dia da comemoração da independência do Brasil, “nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito”, conforme destaca a organização.

O evento chega a sua 24ª edição, com o tema “Desigualdade gera Violência: Basta de Privilégio”. A proposta do Grito surgiu no Brasil em 1994, sendo a primeira edição realizada em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. Em 1999 o Grito – que ganhou a adesão Brasil afora – rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

O Grito dos Excluídos é promovido de forma coletiva por Pastorais Sociais, Semana Social Brasileira, Movimentos Populares, sociais e sindical, Campanha Jubileu, Grito Continental, Igrejas, e Mutirão contra a Miséria e a Fome. Em Resende, a concentração acontece a partir das 9h30, em frente ao ginásio do Colégio Salesiano.

Foto: Ilustração de Nivalmir Santana/Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.