Campanha de vacinação termina nesta sexta-feira em Resende

Termina nesta sexta-feira, dia 31, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Iniciada no último dia 6 de agosto, a ação visa imunizar crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos. Em Resende, a meta alcançou até o momento cerca de 83% do público-alvo contra a pólio, e aproximadamente 78% contra o sarampo. A estimativa agora é aplicar até sexta, 6.459 doses das duas vacinas no município.

De acordo a enfermeira Maria Regina de Paula, coordenadora do Centro Municipal de Imunização, os números da campanha em Resende ainda não são satisfatórios e precisam ser ampliados. Ela lembra que as duas doenças são consideradas graves, já que o sarampo pode até levar a morte, e a poliomielite traz sequelas que duram a vida inteira. Para ela, a responsabilidade dos pais neste processo é muito grande, pois cabe a eles levar seus filhos aos postos de vacinação.

– O principal problema é o fato de alguns pais ou responsáveis não seguirem a risca o calendário de vacinação e acabarem aplicando apenas uma dose da vacina, quando o indicado é que as crianças recebam duas doses. Com a realização da campanha, esta é a oportunidade de virar o jogo contra essas doenças – disse a coordenadora do Centro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o balanço de imunizados desde o início da campanha até o Dia D, realizado no último dia 18 de agosto, foi de 3.839 crianças vacinadas contra a pólio e 3.494 contra o sarampo – números que cresceram nas últimas duas semanas, alcançando 5.349 crianças imunizadas contra a pólio e 5.045 vacinadas contra o sarampo.

As crianças que ainda não foram vacinadas devem ser levadas aos Postos de Saúde do município, ou ao Centro Municipal de Imunização, localizado no Posto de Saúde Resende (antigo posto do Estado), das 8h às 17h.

Foto: Carina Rocha/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.