Violência psicológica predomina entre casos de violência contra mulher em Quatis

Um levamento feito pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) apontou que entre janeiro de 2017 e a primeira quinzena de agosto de 2018, o órgão registrou 27 casos de violência doméstica, sendo dez só no ano passado. Mas para a coordenadora deste serviço, a assistente social Flávia Paiva, “o número de mulheres vítimas da violência em Quatis certamente é maior, porque muitas preferem não registrar a ocorrência pelos mais variados motivos, até mesmo por desconhecimento dos serviços que visam prevenir e combater a ocorrência destes episódios”.

Com o objetivo de ampliar a divulgação dos serviços oferecidos pelo Creas às mulheres vítimas da violência, a prefeitura vem intensificando a divulgação sobre este atendimento.

– Nos registros de violência doméstica em nosso Município, denunciados ao Creas, no ano passado, a maioria dos casos estava relacionada à violência psicológica e física, e a faixa de idade das mulheres que sofreram as agressões ficou de 28 a 55 anos. Já a violência psicológica vem predominando em 2018, e a maioria das vítimas tem entre 20 e 53 anos. É fundamental que os casos cheguem ao conhecimento do Creas no sentido de que as providências sejam adotadas – disse Flávia.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 180 (ligação gratuita), 190 (Polícia Militar), 3353-6122 (Creas) ou neste próprio serviço, que funciona na Rua Coronel José Leite 114, próximo à travessia da linha férrea de acesso aos bairros São Benedito e Jardim Independência.

A equipe do Creas responsável pelo atendimento e acompanhamento dos casos junto às instituições competentes, entre elas, a Polícia Civil, o poder judiciário e as unidades de saúde, é formada por quatro assistentes sociais, três delas concursadas; uma advogada; uma orientadora social; uma estagiária de ensino médio e um auxiliar administrativo. O Creas funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

AGOSTO LILÁS
Encerrando o mês de agosto, o Creas e a Prefeitura de Quatis realizam na próxima quinta-feira, dia 30, mais uma roda de conversa com moradores do Município a respeito do “Agosto Lilás”, campanha realizada nacionalmente, sempre no mês de agosto, e que tem como proposta esclarecer a população sobre as medidas de prevenção e combate à violência doméstica contra mulheres. Em 2018, o “Agosto Lilás” lembra os 12 anos da lei federal número 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

A roda de conversa da próxima quinta-feira terá como público-alvo as mulheres cadastradas nos programas sociais coordenados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Independência, local de realização do encontro.

Neste mês de agosto, duas outras rodas de conversa a respeito do tema foram promovidas, a primeira no dia 15, destinada às mulheres atendidas pelo Creas, no Centro da cidade, e a outra no dia 16, da qual participaram alunos do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos). O encontro do dia 16 ocorreu na Escola Municipal Pessoa de Barros (Centro), através de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação.

Foto: Divulgação/PMQ

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMR)

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.