Minstério da Saúde lança serviço de combate às Fake News

Com o surgimento de notícias falsas, que são facilmente repassadas nas redes sociais, o Ministério da Saúde abriu esta semana mais um canal de comunicação com a população. O canal é exclusivo e oficial, e serve para informar à população o que é notícia falsa ou verdadeira. Além disso, também facilitará a verificação dos profissionais de saúde nas áreas técnicas da Pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é uma Fake News (foto ao lado).

– As notícias falsas, ou Fake News como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas – explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.

A saúde, em especial, tem sido alvo de muitas Fake News. Informações sem respaldo científico disseminam supostos tratamentos milagrosos para doenças graves como câncer; mas também afirmam que vacinas podem ser prejudiciais a saúde, gerando insegurança e possibilitando o retorno de doenças já erradicadas no país.

A criação do canal faz parte do projeto “Saúde Sem Fake News”, organizado pela equipe multimídia da Pasta. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é Fake News ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura. As notícias analisadas pela equipe também estarão disponíveis no Portal Saúde e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais.

O telefone para utilizar o canal do Ministério da Saúde no WhatsApp é (61) 99289-4640.

OBS.: É importante lembrar que o canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão. Informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou as secretarias municipais e estaduais de saúde.

Fotos: Reprodução

Fonte: Atendimento à Imprensa (Agência Saúde)

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