INB realiza Exercício de Emergência em Resende

A fábrica das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende recebeu nesta quarta-feira, dia 22, o Exercício Geral de Emergência. Supervisionado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), que é um órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), o evento, realizado a cada dois anos, tem o objetivo de averiguar e avaliar se os procedimentos recomendados pelos órgãos competentes funcionam na prática.

Durante a atividade uma condição hipotética de invasão na fábrica e sequestro de um empregado foi encenada. Posteriormente foi simulado um incêndio na torre de metanol, estrutura localizada na Fábrica Reconversão, Pastilhas e Enriquecimento. O refém foi supostamente atingido pelo fogo, e socorrido pela ambulância da INB. Depois, com a suspeita de mais uma vítima, foi acionado o Hospital de Emergência. O exercício levou cerca de duas horas e terminou com a simulação de uma entrevista feita ao coordenador do evento, Marcelo Sobral, superintendente de Produção do Combustível na INB.

De acordo o engenheiro da INB David Acherman, responsável pelo Plano de Emergência Local (PEL), a intenção do exercício foi testar todos os meios disponíveis para combate a emergências, não só do grupo do Plano de Emergência da empresa, mas também dos órgãos externos de apoio. Acherman desconsidera a possibilidade de uma invasão real nas instalações da FCN, mas alegou que a simulação é necessária para o envolvimento de todos os órgãos, além de ser o ponto de partida do foco do treinamento, que era o incêndio.

Para ele, o treinamento atingiu todos os resultados estimados. “Começamos a fazer o planejamento no começo do ano e a cada reunião acrescentamos alguma atividade. O evento foi um sucesso total. Todas as instituições participantes e o Plano de Emergência chegaram na hora que foram requisitados e tudo aconteceu como previsto”, ressaltou.

O Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Resende (Copren/RES), também participou do evento. O Copren é composto de 16 instituições, que juntas planejam o exercício. Cerca de 30 pessoas participaram do evento.

De acordo com o comandante da Marinha, comandante do Sipron e supervisor do exercício, Guilherme Vizaco, a atividade é importante para que os envolvidos atuem em constante melhoria dos procedimentos e testem efetivamente a estrutura existente. “É necessário que todas as ações sejam feitas de forma ordenada, para evitar eventuais ocorrências”, disse Vizaco.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.