Resende e região realizam Dia D de Vacinação contra Sarampo e Polio

Neste sábado, dia 18, Resende abrirá 32 pontos de vacinação em todo o município, nas zonas urbana e rural, para crianças com idade entre um e menos de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. A data faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que começou no último dia 6 e acontece até o próximo dia 31.

Todas as crianças na faixa etária indicada para receber as vacinas deverão ser levadas a uma unidade de saúde, inclusive aquelas que já tomaram a primeira dose. Tanto a vacina contra o sarampo como a que previne contra a pólio serão aplicadas em todos os postos de saúde do município, além do Centro Municipal de Imunização, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro.

As unidades funcionam das 8 às 17h, inclusive durante o horário de almoço, mas a recomendação para os pais é que eles cheguem às unidades um pouco mais cedo, e não esqueçam de levar a Caderneta de Vacinação. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é a mesma estabelecida pelo Ministério, que visa imunizar 95% do público alvo.

A vacinação é importante porque nesta faixa etária, já o sarampo pode evoluir com complicações graves que podem levar até a morte. Já a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, pode causar sequelas que não têm cura e duram toda a vida. Os casos de sarampo registrados nos últimos anos no Brasil mostram que as vítimas, em sua maioria, não concluíram as doses da vacina, que deve ser aplicada aos 12 meses de idade (1ª dose) e entre 15 e 24 meses (reforço).

O estado do Rio de Janeiro já contabiliza 16 casos de sarampo, e no Brasil a doença provocou seis mortes desde o início do surto nos estados de Roraima e do Amazonas. Já a polio não apresenta nenhum caso no estado desde 1990.

OUTROS MUNICÍPIOS
Em Itatiaia, as doses da vacina estão disponíveis das 8 às 17h na Policlínica Municipal, no Centro, e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, a meta de imunização é de 1.562 crianças, mas até o momento somente 216 tomaram a dose da vacina. Durante a semana, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h as 16h em todos os postos de saúde.

Em Quatis, a aplicação das doses acontecerá de 8 às 17h, em sete unidades médicas, da área urbana e na zona rural. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os locais de vacinação na cidade vão funcionar na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); nos postos de saúde do Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri, Falcão, São Joaquim, os dois últimos situados na zona rural, além da Casa da Criança, cuja localização fica na Praça Getúlio Vargas, 7, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Na Casa da Criança, a Secretaria de Saúde realizará ainda, de 9 às 10h, a “Hora do Mamaço”, atividade desenvolvida por profissionais da saúde com o objetivo de orientar as mães, gestantes e as mulheres residentes em Quatis sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês.

Foto: Divulgação/AECom-PMI

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.