Deputado participa de evento sobre a “Lava Jato” em Resende

Parlamentar terá agenda cheia na região (Foto: Divulgação)

No próximo sábado, dia 11, o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) estará presente durante o evento “Lava Jato x Lula Livre: Combate à Corrupção ou Golpe contra o Brasil?”. Previsto para as 15 horas, no Plenário da Câmara de Resende, o encontro – promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) – também contará com representantes de outros partidos de esquerda do país (PCdoB PSOL e PDT).

Damous aproveita para fazer um balanço sobre a operação Lava Jato. “Que balanço a posteridade fará da Lava Jato? Que desconstruiu a ordem jurídica constitucional; desrespeitou direitos e garantias fundamentais; destruiu setores estratégicos da economia nacional; causou desemprego em massa; aperfeiçoou o populismo penal midiático; produziu um estado de exceção e ajudou a perpetrar um golpe de estado, não há dúvida. Isso estará registrado em qualquer retrospectiva honesta”, acrescentou.

Para ele, a Lava Jato, além de ter pouco contribuído para acabar com a corrupção no Brasil, virou um mero instrumento seletivo de perseguição político-judicial. “Só o direito penal, como propugna a “força-tarefa” da operação, terá se mostrado incapaz e insuficiente. Sem falar que a Lava jato tornou-se uma organização fora da lei”.

O parlamentar também considera o uso da delação premiada uma ameaça ao Estado de Direito no Brasil. “É inaceitável que sentenças condenatórias sejam proferidas com base, exclusivamente, em delações, ainda que não resultem em nenhuma prova. (…) Se o Direito for contaminado por um tipo de prática autoritária, que desrespeita a lei em nome de qualquer outro bem, é isso que vai ficar. E é isso que eu não gostaria que ficasse”, concluiu.

O evento será aberto a todos os interessados. O plenário da Câmara de Resende fica na Rua Padre Couto, 10, no Centro.

AGENDA SE ESTENDE A BARRA MANSA E VOLTA REDONDA
Além do evento de Resende, Damous terá uma agenda cheia na região. Nesta sexta-feira, dia 10, ele estará no evento “Memória, Verdade e Justiça”, a partir das 15h, no Parque da Cidade, em Barra Mansa.

O encontro será realizado pelo Centro de Memória do Sul Fluminense (CEMESF) Genival Luis da Silva, criado para resgatar a memória das prisões, torturas e assassinatos ocorridos no período da ditadura militar, no 1º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB). Durante a ocasião haverá uma roda de conversa com a presença de outros nomes ligados ao BIB e à Comissão da Verdade de Volta Redonda.

E na manhã de sábado, o deputado ainda participa, a partir das 9 horas, de outra roda de conversa sobre “Lula e o futuro do Brasil”, em Volta Redonda, na Avenida Orlando Jerônimo Teles, 169, no bairro Santa Cruz.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.