Morador de rua recusa assistência social e chama atenção de internautas

Abrigo improvisado está chamando a atenção de internautas nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Atualizado às 13h05

O frio e a chuva registrados no início da semana vem chamando atenção de moradores da região da Grande Alegria nas redes sociais. Tudo isso porque no último dia 6 (uma segunda-feira), uma internauta postou no grupo Bom Dia Resende fotos de um abrigo improvisado debaixo da ponte que liga o bairro Cidade Alegria a Morada do Contorno.

– Algum abrigo em Resende? Um senhor que aparenta ter 70 anos está morando debaixo da ponte. (…) Imagina nesse tempo de chuva. Passei por ali agora (noite de segunda) e a cabana improvisada está toda molhada. Imagina o frio que ele está passando – disse a internauta.

Outros internautas, no entanto, informaram que o morador de rua – identificado por eles apenas como José – tem recusado todo tipo de ajuda. “Ele já foi ajudado (…) já fizeram um espaço pra ele num prédio e ele deu muito trabalho, não fica em nenhum lugar. Ele precisa, mas não aceita a ajuda psiquiátrica”, respondeu um deles.

Os moradores relatam que José é conhecido na região, e que já foi levado para um abrigo da Igreja Metodista e até parte de um imóvel da Igreja Católica foi oferecido como moradia. Porém, o idoso sempre insiste em voltar para debaixo da ponte, e recusou, inclusive, a orientação de uma assistente social.

Uma outra internauta revela que chegou a conversar com o idoso.

– (…) Segundo ele, tem filhos que não o aceitam como ele é, ele tem um advogado que está cuidando da sua aposentadoria, tem casa e os filhos tomaram dele, enfim… Mil e uma histórias. Acredito que ele precise de ajuda médica mesmo.

Na mesma postagem, outros internautas defenderam a retirada do idoso das ruas, mesmo contra a vontade deste. “Creio que deva haver alguma Lei Municipal para que este senhor seja retirado daí mesmo contra sua vontade por ser uma via pública. Na minha opinião, ele deve ser retirado pois abre o precedente para outros como vemos nas capitais”, opinou um deles.

ATENDIMENTO A MORADORES DE RUA
A Prefeitura de Resende realiza atendimento à “população em situação de rua” através de alguns serviços. Além do Centro Pop, voltado a inserção do morador de rua à sociedade através do atendimento às necessidades básicas, também conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que realiza abordagem através de ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança, desenvolvidas para atender, acompanhar e mediar o acesso a esse público através de equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Outro programa, o Consultório na Rua, realiza a abordagem de usuários de álcool e drogas nas ruas de 14 bairros de Resende, nos locais de maior vulnerabilidade social. O foco do trabalho é reduzir os danos causados pelo uso do álcool e drogas e encaminhá-los para serviços da rede municipal.

Os três locais funcionam de 8 às 17 horas, de segunda a sexta (no caso do consultório, duas vezes por semana até as 22h). Confira abaixo os contatos para atendimento:

CENTRO POP (CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA)
Rua do Rosário, nº 230, bairro Lavapés
(24) 3360-9739
crepop@resende.rj.gov.br

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL (SEAS)
Funciona no mesmo local que o Centro Pop
(24) 3354-7966
seas.resende@yahoo.com.br

CONSULTÓRIO NA RUA
End.: Rua Ezequiel Freire, 47 , Centro
Tel.: (24) 3360-5520

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.