Brasil registra surto de sarampo na Região Norte

O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira, dia 18, o número de casos de sarampo repassados pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da doença no país. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo, nos estados de Roraima e Amazonas, todos relacionados a casos importados. Até o dia 17 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, 2.529 estão em investigação e 147 foram descartados. O estado de Roraima confirmou 216 casos da doença, 160 continuam em investigação e 38 foram descartados. O vírus que circula no país é do genótipo D8, é o mesmo que afeta a população da Venezuela.

Outros casos isolados também foram registrados nos estados de São Paulo (um), Rio Grande do Sul (oito); e Rondônia (um). No estado do Rio de Janeiro já foram notificados oficialmente sete casos confirmados. O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado, que registrou há uma semana os dois primeiros casos em uma universidade da capital fluminense.

O Ministério da Saúde também reiterou que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. O órgão federal realiza anualmente, no mês de agosto, a campanha de vacinação contra o sarampo, que também inclui a poliomielite e outras doenças, disponibilizando gratuitamente para todos os estados as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), que também estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país.

Este ano, a campanha acontece no próximo mês, e intensificará a vacinação das crianças, público mais suscetível à doença, e também dos adultos não vacinados, em locais onde há surto da doença. Pessoas que já completaram o esquema de imunização não precisam novamente receber a vacina. Municípios da região Sul Fluminense, como Barra Mansa, já divulgaram que estarão realizando a campanha.

A vacina é indicada para crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, com uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral). E para as crianças de 5 a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente são recomendadas duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses. A Campanha nacional de vacinação está prevista para acontecer entre os dias 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado, dia 18 de agosto.

A meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral).

PAÍS RECEBEU CERITIFICADO DE ELIMINAÇÃO DO VÍRUS
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo (inclusive todo o continente americano chegou a ser considerado livre da doença), e segundo o Ministério da Saúde, “atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada”. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses.

Tanto que dessa forma, o órgão vem monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente em Roraima e no Amazonas, e as medidas de controle e prevenção já estão sendo realizadas. Os dois estados registram surtos da doença desde 2017, quando casos de sarampo em venezuelanos que chegaram ao estado de Roraima foram confirmados.

Foto: Reprodução/Internet

Fonte: Agência Saúde

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.