Mais dois grupos serão vacinados contra gripe em Resende

Foi prorrogada mais uma vez nesta segunda-feira, dia 25, a campanha de vacinação contra a gripe. Seguindo e orientação do Ministério da saúde para todo o país, a vacina agora será oferecida a mais dois grupos prioritários: crianças de 5 a 10 anos, e adultos de 50 a 59 anos, em todos os Postos de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Em Resende, até a última quinta-feira, dia 21, 73,5% do público alvo havia sido vacinado, com o grupo composto por crianças menores de cinco anos apresentando o menor índice vacinal, com apenas 50,8%. Por outro lado, os grupos formados por professores, puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto) e trabalhadores da área da saúde conseguiram superar a meta estipulada pelo Ministério.

Segundo o Centro Municipal de Imunização, a expectativa com os novos grupos beneficiados é de alavancar o número de pessoas protegidas em Resende. O critério utilizado para a definição desses segmentos segue a mesma estratégia utilizada para definir os grupos iniciais, ou seja, priorizar àqueles que são mais suscetíveis a contrair e transmitir a gripe.

Mesmo com a inclusão dos novos grupos, a vacina segue contemplando os grupos beneficiados anteriormente: idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas), trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada que estão em atividade, além da população e funcionários do sistema prisional.

Quem vacinou no ano passado tem que retornar aos postos para receber a dose novamente, uma vez que a vacina tem a duração de um ano.

Fotos: Carina Rocha/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.