Que é isso? Uniformes escolares estão a venda no Paraguai!

Em vídeo, homem mostra os uniformes sendo vendidos fora do Brasil (Fotos: Reprodução de vídeo/Redes Sociais)

Nos últimos dias, tem circulado um vídeo nas redes sociais no qual um casal de São Paulo, em viagem a Assunção, capital do
Paraguai, aproveitaram o último final de semana para fazer compras.

No vídeo gravado e publicado pela consultora Patricia Rodrigues no último sábado, dia 16, aparece o companheiro da internauta mostrando uma pilha de camisas que seriam, na verdade, uniformes escolares fornecidos aos alunos pelas secretarias de Estado de Educação (do Rio de Janeiro) e Municipal de Educação (da capital fluminense).

No vídeo, o homem conta que foi com a companheira em uma loja comprar roupas de frio e conta sobre o que achou. “Olha o que eu achei aqui, vocês não vão acreditar no que eu achei aqui! Camiseta do Governo do Rio de Janeiro. E essas camisetas são vendidas a 25 mil guaranis (R$ 14)”.

A mulher ainda mostra mais uma pilha de camisetas com o emblema da prefeitura do Rio de Janeiro vendidas pelo mesmo preço. “Aí Brasil, olha onde seu dinheiro está!”, respondeu a companheira. O marido ainda completou, com ar de ironia. “Brasil, que vergonha (…) desse jeito sabe quando é que vai (pra frente)? Nunca!”.

Em nota, as duas secretarias se pronunciaram. A Secretaria de Estado de Educação informou que após tomar conhecimento do vídeo, notificou por escrito via ofício o antigo fornecedor para que seja esclarecido se houve alguma sobra de produção deste produto em seus estoques ou em algum dos seus distribuidores autorizados gerando desvio ilegal.

O governo ainda informou que adotará as devidas medidas judiciais pelo uso indevido da marca, “já que o material em questão não pertence nem nunca pertenceu à Secretaria, o que pode indicar um possível desvio de sobra de estoque deste antigo fornecedor” e caracterizar uma prática de venda ilegal de estoques.

Já a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro informou que os uniformes comprados “foram devidamente distribuídos às unidades escolares da rede municipal de ensino neste ano de 2018”. Ao todo foram adquiridos, segundo a nota, por meio de licitação, mais de 1,3 milhão de camisas sendo entregues duas unidades para cada aluno da rede.

Ainda segundo a secretaria, o modelo de camisa de vídeo “é vendido em lojas pela cidade bem como por comerciantes informais”, mas que o material, porém, não é do mesmo fabricante dos uniformes adquiridos pelo governo municipal.

IMPRENSA JÁ DENUNCIOU OUTRO CASO SEMELHANTE
A prática da venda de uniformes escolares das redes públicas de ensino não é inédita. Em setembro do ano passado, uma emissora de TV de Belo Horizonte, em Minas Gerais, mostrou uma denúncia sobre a venda ilegal de uniformes escolares produzidos em 2015 para distribuição a alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda.

Segundo a emissora, um emblema do time do Cruzeiro estava afixado na parte da frente de um abrigo de inverno sobre o logotipo do governo de Volta Redonda em 2015, e atrás havia o nome do time mineiro colocado sobre outro logotipo com slogan. Os jornalistas da TV descolaram as identificações do time e embaixo estavam as marcas da administração anterior.

A denúncia foi acatada pela secretária municipal de Educação, Rita Andrade, que teria determinado a abertura de uma sindicância para apurar as licitações de 2015.

Confira abaixo o vídeo:

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.