Municípios contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Na semana nacional de conscientização e combate à violência sexual de crianças e adolescentes, dois municípios da região promovem atividades sobre o tema entre os dias 14 e 18 deste mês (de segunda a sexta-feira). Em Resende, a prefeitura – em parceria com o Instituto Dagaz – montou uma programação que inclui exibição de filme, debates, rodas de conversa e ações de conscientização e sensibilização sobre o assunto.

As atividades tiveram início no final da tarde desta segunda-feira, dia 14, no Parque das Águas. A Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Resende, que segue até a próxima sexta-feira, dia 18, teve em sua abertura a exibição de um filme, seguido de debate, e distribuição de folhetos sobre o tema. Segundo a prefeitura, “o objetivo da ação é alertar a população e incentivá-la a combater e denunciar todos os tipos de violência e abuso contra crianças e adolescentes”.

Nesta terça, as atividades tiveram continuidade esta manhã, nos Cras dos bairros Lavapés e Paraíso, com ação de conscientização e sensibilização sobre o tema nas salas de espera dos Centros de Referência. E no Condomínio Gardênia, no Parque Minas Gerais aconteceu uma Roda de Conversa com o tema “Convivendo e brincando com a participação dos pais”

Na programação de Resende também acontecerá um seminário que também comemora os 10 anos de implantação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social em Resende (Creas). De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Resende tem hoje 34 casos de supostos abusos sexuais sendo acompanhados na cidade. Confira a programação:

Quarta, dia 16
9h, na E.M. Adelaide Lopes Salgado/Capelinha – Exibição de filme seguido de roda de conversa com o tema “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”
9h, na Av. Gustavo Jardim – Ação de sensibilização no semáforo da Av. Gustavo Jardim, com distribuição de folhetos pelos usuários do Centro Pop, sobre o tema “Exploração sexual”
9h, na AABB – Roda de conversa sobre o tema “Combate a exploração sexual”

Quinta, dia 17
8h às 12h, no Posto Resendão (Rodovia Presidente Dutra, Km 304) – Mobilização e sensibilização de caminhoneiros e viajantes, com distribuição de folhetos sobre os temas “Garantia de direitos de crianças e adolescentes, trabalho infantil e exploração sexual”

Sexta, dia 18
9h, no CRAS Toyota – Roda de conversa e sensibilização dos integrantes do programa Melhor Idade Ativa
13h30 às 17h, no Espaço Z – I Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e comemoração do décimo aniversário do CREAS Resende

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA EM 1973 MOTIVOU CRIAÇÃO DE DATA
Outro município da região também preparou uma programação especial. Quatis abriu as atividades aconteceu na manhã desta segunda-feira, através de uma campanha informativa junto aos alunos do CIEP Municipalizado Marciana Machada De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário. As atividades prosseguem nesta quarta-feira, dia 16, com outra campanha para estudantes da rede municipal, desta vez na Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias, no Centro, das 11 às 13 horas. Já na quinta-feira, 17, acontecem panfletagens em três locais: próximo à estação ferroviária do bairro São Benedito (11h30), Praça Teixeira Brandão e pórtico de acesso a Quatis (em ambos os locais, às 13h30). E sexta-feira, dia 18, acontecerá uma caminhada, cuja saída será às 8h30, em frente ao Cras do bairro Jardim Independência. A caminhada vai se dirigir até a Praça Teixeira Brandão.

A programação na cidade foi organizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e também é parte integrante do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar todos os casos às autoridades competentes, além de informar os pais ou responsáveis sobre os comportamentos das crianças e dos adolescentes que possam sinalizar a prática destes crimes.

A escolha do dia 18 de maio se deve ao episódio do qual foi vítima uma menina residente em Vitória, no estado do Espírito Santo. No ano de 1973, nesta data, ela sofreu todo tipo de violência, como sequestro, espancamento e estupro, tendo o seu corpo sido localizado seis dias depois, totalmente desfigurado com ácido.

O município disponibiliza um local para a realização das denúncias, localizado no Creas, que fica na Rua Coronel José Leite, 72, próximo ao trecho da linha férrea que divide os bairros do Centro e São Benedito. Elas podem ser feitas pessoalmente neste órgão, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas; através do telefone 3353-6122, ou por meio do Conselho Tutelar. Ele funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, por meio do sistema de plantão. Outros telefones disponibilizados para denúncias anônimas são os seguintes 100 (Disque Direitos Humanos) e 190 (Polícia Militar).

Foto: Carina Rocha/PMR

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMR)/Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.