R$ 16 milhões investidos em estudos sobre prematuridade

O casa Melinda e Bill gates arcará com metade da verba do projeto de estudo sobre a prematuridade (Foto: www.cnn.com)

Nesta terça-feira, dia 26, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fundação Bill & Mellinda Gates abriram o edital de pesquisa “Grandes Desafios Brasil: Prevenção e Manejo dos Nascimentos Prematuros”, durante a VII Conferência da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), que acontece no Hotel Rio Othon Palace desde domingo, e reúne a comunidade científica internacional. O tema do evento é Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável.

Serão investidos R$ 16 milhões em estudos inovadores que visem melhorar o cenário da prematuridade no país: compreender mecanismos biológicos que contribuem para o nascimento prematuro e possam indicar tratamento para aliviar suas consequências.

Também poderão participar projetos para prevenir, detectar ou cuidar de bebês prematuros, assim como estudos que promovam mudanças de comportamento em relação a esta questão. Candidatos podem se inscrever até 7 de maio. Poderão se candidatar, além da comunidade científica e acadêmica (detentores de titulação de mestrado e doutorado), jovens empreendedores, empresários da iniciativa privada com fins lucrativos e organizações não governamentais.

A iniciativa Grandes Desafios Brasil está alinhada ao programa Rede Cegonha, assinada em abril do ano passado, a parceria visa apoiar a pesquisa e a inovação em áreas de interesse comum, como vacinas, nutrição, saúde materno-infantil e controle de doenças infecciosas. Esta é a primeira ação da cooperação internacional entre o Ministério da Saúde e a Fundação Gates.

Fonte: Ministério da Saúde

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.