Quatis registra primeiro caso de febre amarela

Primeiro caso de febre amarela em Quatis foi registrado no Hospital São Lucas

O município de Quatis anunciou seu primeiro caso de febre amarela nesta terça-feira, dia 17. Segundo nota da assessoria de comunicação da Prefeitura de Quatis, o paciente, do sexo masculino, – que vive na zona urbana – foi internado na penúltima semana de março no Hospital São Lucas com dores no corpo, dores nos olhos, manchas vermelhas no corpo e febre, sintomas característicos da doença.

O morador, segundo a nota, seria um caso importado da doença, já que o paciente informou que havia trabalhado recentemente na zona rural de outro município do Sul Fluminense, onde já foram registrados casos de febre amarela. A confirmação do resultado positivo foi feita à Secretaria de Saúde pelo Instituto Noel Nutels, laboratório reponsável pela análise de casos suspeitos da febre amarela.

Ainda de acordo com a nota, o paciente – que recebeu alta hospitalar e voltou a exercer normalmente sua rotina – está sendo tratado pela equipe médica da unidade do Programa Saúde da Família no bairro onde mora.

Também no mesmo dia, Itatiaia anunciou o segundo caso autóctone da doença, além de outro caso suspeito. O paciente é morador de Penedo, tem 56 anos, e segundo a Secretaria de Saúde, optou por não tomar a vacina. Ele foi internado dia 6 deste mês no CTI do Hospital Samer, em Resende. Uma semana depois, foi transferido para o Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, em Itatiaia, onde continua internado, mas não foi informado seu estado de saúde.

Já o caso suspeito é de um jovem de 19 anos que também mora em Penedo, e foi internado na noite desta segunda-feira, dia 16, no Hospital Municipal. O paciente fez exames no local e o material foi encaminhado para o Laboratório Noel Nutels, no Rio de Janeiro. O primeiro caso registrado em Itatiaia, de um homem de 58 anos, foi registrado no início deste mês. Ele permanece internado no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. Ainda não há novas informações sobre o estado de saúde dele.

CASOS JÁ CHEGAM A MAIS DE 200 NO ESTADO
Segundo o último boletim epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ (SES), divulgado na última sexta-feira, dia 13, já chega a 212 o número de casos confirmados da febre amarela silvestre em 2018 no Rio de Janeiro. O município de Angra dos Reis, na Costa Verde, segue com o maior número de casos (49, com 14 mortes). Valença, na Região Centro-Sul, está em segundo lugar, com 33 casos e seis mortes.

A SES reforça a importância da vacinação contra a doença para quem tem entre 9 meses e 59 anos, nos postos de saúde mais próximos de casa. E pede à população que informe o mais rápido possível às secretarias municipais ou ao SES caso encontre macacos doentes ou mortos em áreas de mata. Outras informações sobre a doença podem ser acessadas aqui.

Foto: Divulgação/PMQ

Fontes: Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ) e Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.