Resende realiza campanha de vacinação contra Meningite C e HPV

Assim como já vem acontecendo em outras cidades da região e do país, Resende também intensificou no mês de abril a campanha de vacinação contra o HPV e a Meningite C. Este ano, há uma novidade: a vacina contra o HPV (foto) também será oferecida aos meninos com idades entre 12 e 13 anos. As doses estão sendo aplicadas em todo os Postos de Saúde do município, mediante a apresentação do cartão de vacinação.

Além deles, também estão sendo vacinadas meninas com idades entre 9 e 14 anos, nesses dois casos a vacina é aplicada em duas doses, sendo que a segunda deve ser administrada seis meses após a primeira. No caso de portadores do HIV e transplantados de órgãos ou medula óssea, além de pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia entre 9 e 26 anos, são três doses, sendo uma inicial, a segunda dois meses após a primeira, e uma terceira dose seis meses após a primeira imunização.

A vacina contra o HPV protege contra algumas formas de câncer, como, por exemplo, o câncer de colo de útero, o câncer anal e o câncer de orofaringe. Já entre o público masculino, a vacinação previne contra o câncer de pênis.

Já a vacina contra a Meningite C está sendo aplicada tanto em meninos quanto meninas, com idades entre 11 e 14 anos, e que ainda não foram vacinados. Só não devem ser imunizadas pessoas com hipersensibilidade aos componentes da vacina.

VACINA TRÍPLICE
Além das vacinas para adolescentes, o Centro Municipal de Imunização também oferece a vacina tríplice viral, também conhecida como triviral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Indicada para pessoas com idade entre dois e 29 anos, a vacina é ministrada em duas doses e contraindicada para mulheres grávidas e pessoas com suspeita de febre amarela. Já para pessoas na faixa etária dos 30 aos 49 anos, a imunização é feita com dose única.

A vacinação é realizada nos postos diariamente, das 8 às 17 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Fotos: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.