Independência dos poderes ameaçada em Resende: líder do governo é candidato à presidência da Câmara

“A interferência pessoal do prefeito é extremamente prejudicial a esse processo e pior que rompe com o que foi apalavrado com praticamente todos os vereadores há dois anos”. A fala é de um servidor da Câmara que pede para não ser identificado porque garante que o clima nos últimos dias é dos mais tensos e de caça às bruxas, a fala se refere à divisão dos vereadores para a eleição da Mesa Diretora que acontece segunda-feira, dia 26, já que havia um acordo entre a maioria desde 2016, que depois do atual presidente, o vereador Roque Cerqueira (PDT), o presidente para os próximos dois anos seria o vereador Edson Peroba.

Mas a interferência do prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) criou não apenas um clima tenso, mas a possibilidade de quebra de apoio ao governo, já que parte dos vereadores acreditam que independência dos poderes está ameaçada. Outra questão que apresenta divisão dos vereadores é a forma que o presidente Cerqueira tem administrado. Para alguns vereadores, o presidente é autoritário e acredita que pode fazer qualquer coisa sem consultar os pares. Há quem fale em moralidade: “Voto no Peroba pela moralidade na Câmara de Vereadores”, resume o vereador Caio Sampaio, mas com ele pelo menos outros sete vereadores seguem a mesma linha de pensamento. O vereador Edson Peroba (PPS) que é do mesmo partido de seu opositor na disputa, o vereador Tisga.

A interferência do prefeito nas decisões dos vereadores para a eleição pode despertar um legislativo que até agora tem sido situação, ou seja, tem agradado o governo em todas as votações. O Executivo não tem oposição em Resende. O que chama atenção é que pela segunda vez, o prefeito escolheu para líder de governo um vereador do PPS, o primeiro foi o vereador Renan Marassi, que foi substituído antes de terminar o ano de 2017, na ocasião o BEIRA-RIO ouviu o vereador que demonstrou decepção sobre vários assuntos, e agora o vereador do mesmo partido que fez oposição à Balieiro Diniz, o vereador Tisga, além de líder do governo é o escolhido pelo prefeito e pelo atual presidente Roque Cerqueira para ser presidente pelos próximos dois anos na Câmara de Resende.

— Foi feito um acordo da Mesa para os quatro anos e não cumpriram. Eu cumpri com a minha palavra. A nossa chapa é de moralização. A outra é para dar continuidade e sinceramente não entendi a pernada”, diz o vereador Peroba que tem ainda em sua chapa os vereadores De Araújo (MDB), como vice, Reginaldo (PSB) como primeiro secretários e Stênio Aguiar (PP) como segundo secretário. A outra chapa que tem Tisga como candidato a presidente, tem Davi como vice, primeiro secretário Sérgio Lima (PRB) e como segundo secretário Odair Ozorio (PSD).

Durante o fim de semana, os bastidores políticos agitaram as rodas de conversas e redes sociais, e o assunto principal foi a possível exoneração de cargos comissionados do governo, que teriam como padrinhos os vereadores que não obedeceram o prefeito e resolveram cumprir a palavra e apoiar o vereador Peroba. “O prefeito está jogando pesado, esquece que nesse momento é eleição, mas depois tem todo o ano pela frente. Será que ele vai querer bancar essa briga com 50% da Câmara?” – especula uma fonte ligada ao governo municipal que entende que o prefeito não deveria se meter na disputa pela Mesa e muito menos colocar o líder do governo, já que pesa sobre ele denúncias graves como fraude em aluguel social.

O vereador Tisga, por esta acusação de comprar terrenos em área de posse, lotear e vender às famílias carentes associando influência no governo para concessão de aluguel social, em julho 2016, foi afastado, por liminar, do cargo de vereador, mas concorreu a reeleição com êxito. Em janeiro de 2017, o Tribunal de Justiça aceitou a denúncia criminal contra o vereador e que até hoje deve se apresentar à Justiça e exerce o mandato sob medida cautelar.  O BEIRA-RIO tentou ouvir o vereador Tisga, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Nas redes sociais, o nome de Tisga divide opiniões, uns agradecem os favores e os trabalhos que o vereador faz e outros acreditam que deveria estar afastado até o julgamento do mérito das acusações.

A sessão desta segunda-feira será voltada para a eleição da Mesa que foi marcada imediatamente após a inscrição das duas chapas concorrentes, a partir das 17h30. A chapa do vereador Tisga, apadrinhada pelo atual presidente, vereador Roque Cerqueira, garante que a eleição está garantida, mas a chapa do vereador Peroba acredita que dois votos ainda podem ser revertidos exatamente para fazer a palavra que foi dada há dois anos.

Amanhã o BEIRA-RIO publicará os votos dos vereadores e o resultado da eleição para o próximo biênio da Mesa Diretora (2019-2020).

 

Você pode gostar

One thought on “Independência dos poderes ameaçada em Resende: líder do governo é candidato à presidência da Câmara

  1. Caros leitores,
    A lição foi dada na eleição de ontem para presidente da CMR. O executivo demonstrou um péssimo negociador e deveria ficar fora dessa disputa. A grande tacada é que o vereador Caio se fortaleceu porque apoiou o grupo vencedor. Agora vamos observar se haverá mudança interna a partir dos cargos comissionados da frente que sucumbiu. De toda sorte, ficará mais difícil ao Prefeito Diogo impor seus projetos políticos, porque saiu enfraquecido. Vamos aguardar!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.