Itatiaia decreta situação de emergência

Máquinas trabalham na retirada das encostas na RJ-151, uma das rodovias de acesso a Maringá e Maromba, em Visconde de Mauá

Nesta quinta-feira, dia 8, o município de Itatiaia decretou situação de emergência nas regiões afetadas pela forte chuva que caiu entre os dias 3 e 7 deste mês. O decreto nº 2.993/2018, assinado pelo prefeito Eduardo Guedes, foi publicado e entrou em vigor nesta sexta-feira, dia 9.

O decreto – que tem base o Formulário de Informações do Desastre (Fide) – leva em consideração as consequências dos altos índices pluviométricos (que chegou a 193.4 mm). Entre essas consequências estão os alagamentos e deslizamentos de terra em área urbana e rural que atingiram Visconde de Mauá (Maringá, Maromba, Vale das Cruzes e Vale do Pavão), Vila Pinheiro, Nova Conquista, África I e II, Jambeiro I e II, Fazendinha, Penedo, Vale do Ermitão, Alto Penedinho, Vale da Grama, Campo Alegre, Centro, Jardim Itatiaia e Jardim Manchete.

Além disso, a mesma situação de emergência também inclui a obstrução da via de acesso (RJ-163 e RJ-151) da região de Maringá/Maromba, ocasionada pela cabeça d’água que caiu nos rios Pirapitinga e Roncador, gerando diversos pontos de deslizamentos e quedas de barreira, e impossibilitando a passagem e o tráfego de veículos nas estradas que dão acesso às regiões.

Também foram considerados no decreto os deslizamentos de terra, alagamentos, fechamento e destruição de vias (rodovias e estradas) que tiveram como consequência, a falta de combustível na localidade, a falta de energia, a dificuldade do acesso dos profissionais de saúde e dos veículos de abastecimento de alimentação nas Escolas e Creches da localidade.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Departamento de Defesa Civil e também do Gabinete de Gestão de Crise, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O Gabinete foi criado na última segunda-feira, dia 5, e tem como objetivo traçar estratégias e colocar em prática ações para resolver os problemas ocasionados pelas forte chuva que atingiu o município.

RJ-163 PODE SER LIBERADA EM 30 DIAS
Segundo o Departamento de Estrada e Rodagem (DER-RJ), que vem trabalhando junto às prefeituras de Itatiaia e Resende na limpeza das rodovias da Serra do Eme (RJ-161, em Resende), RJ-151 (Maringá/Maromba) e Estrada-Parque (RJ-163), através de sua assessoria de comunicação, informou no final da tarde de sexta-feira, dia 8, que a previsão para a abertura da RJ-163 é de 30 dias, para veículos leves e de três meses para veículos pesados, como caminhões e ônibus, caso não chova nesse período e as obras possam ter continuidade.

As equipes seguem trabalhando na desobstrução da estrada de acesso à Região de Visconde de Mauá, prejudicada com a queda de mais de 50 barreiras durante a chuva que atingiu a localidade no último final de semana.

Para chegar à região de Visconde de Mauá,onde também estão localizados os bairros de Itatiaia, Maringá, Maromba, Vale do Pavão e Vale das Cruzes, os moradores e turistas têm como rota alternativa a RJ-161 (Serra do Eme) que já está dando passagem somente para veículos leves. Porém é importante que os cuidados sejam redobrados em toda a estrada.

Confira o decreto na íntegra clicando aqui.

Fonte e foto: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.