E continuam os trabalhos de retirada de barreiras nas estradas da região

Prefeituras criaram gabinetes de gestão de crise para enfrentar problemas enfrentados com a forte chuva

Atualizado às 11h48

Na manhã desta terça-feira, dia 6, a Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Itatiaia informou que a estrada de acesso à Região de Visconde de Mauá (RJ-163), segue interditada nos dois sentidos para o tráfego de veículos. A Guarda Municipal de Itatiaia está neste momento no trevo de Penedo, e a de Resende, na proximidade da Capelinha. Ambas seguem informando e desviando o trânsito para garantir a segurança de quem pretendia seguir pela estrada.

E prosseguem os trabalhos de desobstrução da rodovia de Visconde de Mauá, e da Serra do Eme, em Vargem Grande, ambas interditadas pela forte chuva e pelas quedas de barreira. Segundo a Defesa Civil, os esforços começam pela Serra do Eme, e em seguida as atenções se voltam para a rodovia principal de Mauá.

De acordo com o órgão, a demora de mais de 48 horas na remoção das barreiras se deve ao fato do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) não permitir o descarte nos trechos de ribanceira dos sedimentos que obstruem as duas estradas, por ser área de preservação ambiental. Com isso, é necessário fazer um percurso de 10 a 15 quilômetros dos locais para fazer o descarte adequado dos sedimentos, provocando atrasos nos trabalhos.

Nesta segunda-feira, dia 5, os municípios de Resende e Itatiaia criaram um gabinete de gerenciamento de crise, onde atuam juntas várias secretarias municipais, entre elas as de Ordem Pública, Obras, Assistência Social e Saúde, além das Defesas Civis municipais e estadual. O gabinete tem como objetivo traçar estratégias e colocar em prática ações para resolver os problemas ocasionados pela forte chuva. E com os dados levantados, os participantes ajudarão os dois municípios com informações para que possam saber as decisões a serem tomadas.

Além dos municípios, a Aman e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) também estão colaborando na realização dos serviços.

Fotos: Divulgação/PMR e PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.