Em dois meses, Resende tem mais de 65 mil raios

Flagrante do fotógrafo Otacílio Rodrigues mostra a alta incidência de raios em Resende

Com a forte chuva que atinge a região, outra preocupação que é levada em conta pelos meteorologistas é referente a incidência de raios durante as tempestades. Um levantamento da concessionária Enel Distribuição Rio apontou que Resende é o município campeão em incidência de raios em todo o território fluminense. Segundo dados do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da concessionária, no ano de 2017, o município registrou pouco mais de 8,7 mil raios. E aparece em primeiro lugar no ranking de descargas atmosféricas de sua área de concessão.

Neste ano, o município – ao lado de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, que ficou em terceiro lugar no levantamento de 2017, com pouco mais de 4,1 mil – permanecem entre as cidades com maior incidência. Apenas nos dois primeiros meses de 2018, a distribuidora registrou mais de 65 mil raios nas cidades de sua área de concessão, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda de raios costuma ser um dos fatores externos que mais causam instabilidade no fornecimento de energia elétrica, podendo provocar curto-circuitos, queima de equipamentos e até acidentes. Um dos episódios envolvendo a incidência de raios em Resende foi um acidente em 17 de janeiro deste ano. Uma mulher de 47 anos foi atingida por um raio na ocasião, quando caminhava em direção a um ponto de ônibus na Avenida Prefeito Botafogo, em Campos Elíseos. Ela teve queimaduras de segundo grau na região do abdômen e paralisia facial, sendo socorrida e levada para o Hospital.

SEGURANÇA
A concessionária dá dicas importantes de segurança a serem tomadas durante as tempestades, tanto dentro como fora de casa. A Enel recomenda que os moradores deem preferência a ficarem dentro de casa, evitando o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar consertos de instalações elétricas; e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. Mas caso haja necessidade em sair, recomenda-se evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; e evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

ESTRADA SEGUE INTERDITADA
A Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Itatiaia informou que a RJ-163, estrada de acesso a Região de Visconde de Mauá, localizada entre o município e Resende, foi novamente interditada no final da tarde de segunda-feira, dia 5.

Confirmando a informação de uma empresa de ônibus que opera a linha Resende-Maromba, o acesso havia sido temporariamente liberado para os carros. Porém, com o anoitecer, após avaliação das equipes de Defesa Civil de Itatiaia e Resende, foi decidido pelo fechamento como forma de evitar possíveis acidentes em decorrência das chuvas e das condições da estrada após o temporal que atingiu a localidade no fim de semana. Dessa forma, as Guardas Municipais dos dois municípios estão no trevo de Penedo orientando os motoristas a não seguirem para a região de Visconde de Mauá.

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal de Itatiaia, Edson Bento Expedito, nesta terça-feira, dia 6, pela manhã será feita uma nova avaliação para verificar se a via tem condições de ter o acesso liberado. As prefeituras seguem trabalhando juntas na desobstrução da via.

Fontes: Assessoria de Imprensa – Enel e AECOM/PMI

Foto: Otacílio Rodrigues

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.